Layout do blog

 ESG Research: Grupo Vamos e

XP Inc.

Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura de Grupo Vamos e XP Inc. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

Controlado pela holding SIMPAR, o Grupo Vamos atua no setor de locação de caminhões, máquinas e equipamentos no Brasil. Opera há mais de 20 anos por meio de sua antiga controladora JSL S.A. A estrutura operacional de locação inclui mais de 43 mil ativos e uma rede de 62 lojas distribuídas em 15 estados, das quais 15 concessionárias de caminhões e ônibus da marca Volkswagen, 16 concessionárias de máquinas e equipamentos agrícolas da marca Valtra, 14 lojas de seminovos, três lojas da marca Komatsu, 11 lojas da marca Fendt e três lojas da marca Toyota Empilhadeiras


A empresa atingiu suas metas de redução do consumo de água e de energia. No que concerne à eficiência hídrica, a meta estabelecia uma redução de 8% por colaborador, mas alcançou-se 30%. No âmbito da eficiência energética, a meta estipulava uma redução de 5%, e atingiram-se 13,25% de redução. Até o fim de 2023, a empresa pretende consumir 45% de fontes de energia renováveis. Ademais, a empresa também possui a meta de garantir que 95% dos resíduos perigosos gerados em oficinas próprias sejam reutilizados, reciclados ou coprocessados até o ano de 2023, chegando a 100% em 2025. 


Em 2022, a empresa obteve a certificação Edge (Excellence in Design for Greater Efficiencies), conferida pelo IFC (International Finance Corporation), instituição membro do Banco Mundial, na unidade da Fendt em Primavera do Leste (MT). A certificação concedida, atestou reduções de 39% no consumo de energia, 27% no consumo de água e 58% no uso de materiais, colaborando para a redução das emissões de CO2. 


Até 2030, o grupo pretende reduzir em 15% as emissões de escopo 3 relativas (emissões totais ano/ativos), a partir do ano-base de 2021. Conta ainda com o programa de zero carbono, que possibilita aos clientes optar pela neutralização das emissões de CO2 na atmosfera através da compensação da quantidade de carbono liberada pelos veículos contratados. Esta modalidade de locação, além de prevenir danos ambientais, oferece a oportunidade de fomentar negócios sustentáveis por meio da aquisição de créditos de carbono. A iniciativa abrange todos os veículos da empresa e é estruturada de forma a permitir ao cliente acompanhar a quantidade de emissão de Gases do Efeito Estufa que foi neutralizada. 


O programa de participação nos lucros e resultados da companhia visa premiar o alcance e superação das metas pré-estabelecidas alinhada ao desempenho, sustentabilidade e à estratégia de crescimento do negócio em cada exercício social. No entanto, a companhia não entra em maiores detalhes sobre as metas que estão diretamente relacionadas com a remuneração. O Conselho de Administração conta com 40% dos membros independentes, acima dos padrões do Novo Mercado. Tanto no Conselho Administrativo, quanto na Diretoria Executiva, não há participação feminina, demonstrando assim, a falta de diversidade de gênero em cargos executivos. 


A Xp Inc. é um grupo que atua em diversos segmentos do mercado de serviços financeiros como educação financeira, plataforma de investimentos, gestão de recursos, corretora de seguros, entre outros. A companhia atua principalmente no Brasil, mas também possui receitas vindas dos EUA e de alguns países da Europa. Sua subsidiária Xpeed é uma das maiores plataformas de educação financeira do Brasil, oferecendo cursos de curta duração, MBAs e ferramentas de aprendizagem focadas em temas relacionados ao universo de investimentos. A empresa ainda conta com as marcas Rico e Clear além da Fliper, plataforma com mais de 350 mil contas ativas, desenvolvida para facilitar o controle financeiro, possibilitando que o cliente visualize de forma consolidada todos os ativos em uma única ferramenta. Além disso, o InfoMoney, adquirido pela XP em 2011, é o maior website de notícias sobre investimentos na América Latina, com aproximadamente 9 milhões de visitantes por mês.


A XP se tornou signatária da Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF) no ano de 2022 e passou a monitorar e divulgar suas emissões de Gases de Efeito estufa seguindo a metodologia. Neste quesito, afirma ter aumentado suas emissões totais em 74% comparado com dados do ano de 2021, devido ao aumento do seu portfólio de crédito, o que implica num crescimento, principalmente das emissões de escopo 3. Ainda assim, a média de intensidade de emissões geral foi reduzida em 24%, demonstrando uma melhora da qualidade da carteira. Ainda a companhia adotou a Taxonomia Verde da Febraban pra realizar um monitoramento de setores mais expostos a riscos relacionados ao tema. 

Seus colaboradores têm acesso a uma vasta gama de treinamentos por meio de suas plataformas de ensino. A companhia é participante da iniciativa MOVER e contribui para a meta de gerar até 10.000 posições de liderança para pessoas pretas até o ano de 2030, por meio de diversas capacitações. O número de mulheres cresceu de 26% em 2020 para 34% em 2022, além disso, pretos e pardos autodeclarados são 20% atualmente do total em comparação com 17% 2 anos atrás. Autodeclarados LGBTQIA+ cresceram de 3% para 6%.


A companhia conta com uma controvérsia relacionada aos seus clientes, quando foi multada pelo Procon de São Paulo no valor de R$ 11,4 milhões no ano de 2021 por práticas abusivas contra clientes que tentavam concluir operações em plataformas de diversas de suas marcas. Na ocasião, as queixas apresentadas alegavam que era cobrada uma taxa adicional que não estava prevista para a finalização de operações financeiras em momentos de instabilidade das plataformas do grupo.


No que diz respeito à sua estrutura de governança, a XP conta com 33% de membros no seu conselho que são independentes, e também exibe uma proporção reduzida de mulheres (11%). A empresa também não apresenta remuneração variável atrelada às suas metas ESG. 


Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: