Layout do blog

 ESG Research: Multiplan e Mills

Trazemos nesta edição as análises de Multiplan e Mills, inéditas em nossa cobertura. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. é uma empresa dedicada principalmente ao setor imobiliário. As atividades da companhia são divididas em quatro segmentos de negócios: aluguel, imóveis, projetos e administração. A divisão de aluguel concentra-se na locação de shoppings e seus estacionamentos. A divisão de imóveis inclui a venda de propriedades, como residências multifamiliares, construídas próximas à shoppings. O segmento de projetos é especializado no planejamento, desenvolvimento e construção de centros comerciais para locação. Já o segmento de administração oferece principalmente serviços de gestão para lojistas. A companhia também possui e administra diversos shoppings no Brasil, tais como BH Shopping, Barra Shopping, Ribeirão Shopping, Morumbi Shopping, Park Shopping, Diamond Mall, Shopping Anália Franco, Barra Shopping Sul, New York City Center e Shopping Santa Ursula, dentre outros. 


Em relação à parte ambiental, a empresa passou a monitorar dados de retirada de água em suas operações a partir de 2021, e apresentou uma redução no consumo de cerca de 7% no total em 2022. Este resultado foi fruto da implementação de alternativas como captação de águas pluviais e reuso de água. A companhia implementou a geração própria de energia solar em seus últimos shoppings inaugurados por meio da instalação de placas solares integradas. A empresa também construiu a sua primeira usina fotovoltaica externa para abastecer o Village Mall, que foi o primeiro shopping da América Latina a produzir 100% da energia que consome. 


A Multiplan ainda realizou no último ano a primeira divulgação de dados referentes a diversidade em seu corpo de colaboradores, apresentando 43% de mulheres no total de suas operações, e 48% em seus escritórios. 


A companhia esteve envolvida em um episódio de vazamento de dados no ano de 2018. Na ocasião, uma plataforma utilizada pela empresa apresentou vulnerabilidade em seus sistemas, ocasionando no vazamento de dados de clientes. 


A operadora de shoppings informa, ainda, que no último ano o processo de avaliação da sua diretoria passou a incorporar aspectos socioambientais, levando-os em consideração entre os indicadores de desempenho fundamentais para estipular a remuneração variável de suas lideranças. O Conselho de Administração da empresa apresenta 29% de mulheres, acima dos 20% previstos como boa prática segundo o regulamento do Novo Mercado. Contudo, apenas 14% dos membros são independentes. A diretoria, por sua vez, não apresenta nenhuma mulher em sua composição. 


A Mills Locação, Serviços e Logística atua como uma empresa de locação de máquinas e equipamentos no Brasil. A empresa aluga, vende, importa e exporta estruturas tubulares de aço e alumínio e equipamentos de escoramento e acesso para obras; desenvolve projetos de engenharia relacionados; e fornece serviços de montagem de supervisão e opcionais. 


Quanto às estratégias de mitigação das mudanças climáticas, a empresa possui a meta de ser Carbono Zero em emissões de escopo 1 e 2 até 2025. As estratégias para atingimento se concentram na utilização de etanol nos veículos da frota, uso de fontes de eletricidade renováveis nas filiais, e compensação de 25% das emissões diretas mediante compra de créditos de carbono até abril de 2023. 


A empresa está investindo no aumento da representatividade de máquinas elétricas em sua frota, e conta com a meta de aumentar para 60% o número de máquinas elétricas e híbridas até 2025. Em 2022 atingiu a marca de 59% de renovação da frota com essas características. Ainda, a empresa adota uma tecnologia de bateria com vida útil longa, que proporciona menos desperdício e um menor custo de manutenção. 


Dentre as práticas sociais, pelo segundo ano consecutivo a empresa conquistou a certificação GPTW e, em janeiro de 2023, passou a integrar o índice IGPTW da B3. Além disso, promove ações de cultura preventiva de acidentes, como o Projeto Mills nas SIPATs (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes), Programa de Excelência em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Pessoas e ampliação da equipe de Saúde. Em 2022, a Mills somou mais de 22 mil horas de Treinamento e Desenvolvimento apenas em saúde e segurança. Como consequência dos esforços no tema, observa-se uma diminuição de -32% na taxa de frequência de acidentes com afastamento entre 2020 e 2022. 


A Mills possui gestão orientada para treinamento sobre qualidade e segurança dos produtos e serviços oferecidos. Em outubro de 2022, lançou um treinamento com foco na melhoria da experiência do cliente e no NPS, em que 509 pessoas foram capacitadas. A empresa fechou o ano com NPS 58, um aumento de 23% em relação ao resultado de 2021 (47). 


Em relação à governança corporativa, destaca-se que, em 2022, a Mills passou a ser associada ao Instituto Ethos, uma parceria que aproxima a companhia de sua meta de obtenção do Selo Pró-Ética até 2025. Além disso, alcançou uma pontuação de 60% de maturidade no seu Programa de Integridade - mediante diagnóstico realizado por consultoria externa, e informa que objetiva conquistar nível acima de 80% ao implementar melhores práticas. A companhia, porém, não detalha quais são as métricas para análise de maturidade do Programa. 


Quanto à composição do Conselho de Administração, 25% dos membros são independentes, percentual acima dos 20% previstos no regulamento do Novo Mercado da B3, e 38% são mulheres. Na diretoria, a participação feminina cai para 29%. Por fim, possui remuneração variável dos executivos atrelada ao desempenho de indicadores ESG da companhia, incluindo programas de saúde e segurança. 



Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: