Layout do blog

 ESG Research: Orbia e Dexco

Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura de Orbia e Dexco. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

A Orbia Advance Corporation é uma empresa sediada no México, que fornece produtos e solu ções para os setores de agricultura de precisão, construção e infraestrutura, fluoretos, polímeros e conectividade em todo o mundo. A empresa oferece sistemas de irrigação, projetos agrícolas e de estufa, tecnologias agrícolas digitais e serviços relacionados; entre outros.


A unidade da
Alphagary, em Leominster - Massachusetts, pertencente ao Negócio de Soluções em Polímeros, instalou um novo compressor de ar projetado para uma eficiência energética superior. O sistema recupera mais de 90% do calor gerado pela energia elétrica e o conduz de volta para o prédio, fornecendo calor aos funcionários durante os meses mais frios do ano. Além disso, as principais inovações com as quais o Negócio de Construção e Infraestrutura (Wavin) está atualmente trabalhando são desenvolvidas com princípios de design sustentável, incluindo a adoção de matérias-primas de baixo carbono e circulares, e o design para reciclagem e reutilização (com o objetivo de tornar 90% dos produtos produzidos 100% recicláveis até 2025).


Em 2022, 53% das unidades da
Orbia foram certificadas conforme normas internacionais de saúde e segurança, como ISRS, ISO 45001 ou OHSAS 18001. Embora as unidades atualmente não certificadas sigam os mesmos padrões de cuidado, a empresa afirma que todos os locais terão essas certificações até 2026. No mesmo ano, a Orbia continuou seus esforços para contratar e treinar refugiados de todo o mundo em parceria com a TENT Partnership for Refugees e sua rede global. No geral, foram proporcionados empregos diretamente e indiretamente a 140 refugiados em suas operações no México, Costa Rica, Guatemala, Colômbia, Peru, Brasil e Polônia.


Em 2021, a
Orbia introduziu um modificador de ESG (Desempenho Ambiental, Social e de Governança) em seu plano de Incentivo de Curto Prazo, que financia até +/- 10% do bônus anual de líderes nos níveis de gerência sênior e acima, com base no alcance de métricas ESG definidas em quatro áreas: Inovação; Saúde e Segurança; Meio Ambiente; e, Diversidade e Desenvolvimento de Competências. Além disso, o Conselho Administrativo da empresa é formado por 58% de membros independentes. No caso da Diretoria Executiva, as mulheres ocupam 18% dos cargos.



A Dexco, antiga Duratex, é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto que, por meio das marcas Deca, Hydra, Ceusa, Portinari, Durafloor e Duratex, produz metais e louças sanitárias, chuveiros elétricos, revestimentos cerâmicos, pisos laminados, painéis de partículas de média densidade (MDP) e painéis de média e alta densidade (MDF e HDF), dentre outros produtos.

Com o lançamento da nova Estratégia de Sustentabilidade, em 2021, a companhia pretende manter acima de 50% a sua proporção de energia renovável na matriz energética. Em 2022, a proporção de energia renovável da companhia era equivalente a 33%. No mesmo ano, a 
Dexco iniciou as obras da nova fábrica de revestimentos cerâmicos em Botucatu (SP), investindo R$ 600 milhões para adicionar 35% à capacidade produtiva, atingindo 10 milhões de m² por ano. Na gestão ambiental, a unidade promoverá o reuso de 100% da água na produção, controle de efluentes e emissões, além de adotar uma matriz energética composta por gás natural e biomassa.

No segmento de metais e painéis barbosa, estudos visam melhorar a eficiência energética, ao mesmo passo que, o segmento de louças alcançou resultados otimizando fornos e escalas de temperatura. A indústria 4.0 destaca-se em Painéis, controlando o consumo de energia elétrica. No segmento de madeira, na produção de painéis MDF e MDP, a Dexco utiliza matéria-prima proveniente 100% de cultivos certificados , aproveitando cascas e resíduos como biomassa para geração de energia.

O Programa de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho da empresa, denominado Proteg desde 2021, evoluiu em 2022, sendo certificado conforme a norma ISO 45001 em 62,5% das unidades, incluindo 24 unidades fabris e florestais. Em 2022, as principais atividades com potencial de acidentes foram identificadas, destacando a interação homem-máquina e movimentação manual de peças no processo produtivo. Apesar disso, no ano de 2022, houve um óbito resultante de acidente de trabalho. Medidas como revisão do levantamento de perigos, reuniões gerenciais para gestão de perigos e riscos, auditorias de conformidade e garantia de treinamento a todos os colaboradores foram adotadas para eliminar perigos e minimizar riscos.

Consoante ao tema de diversidade, a empresa contava com a meta de atingir 25% de mulheres em posições de liderança, que foi atingida em 2022, quando a companhia alcançou 30% de mulheres entre as posições nos níveis de presidente, vice-presidentes, diretores, gerentes, coordenadores e supervisores no Brasil e na Colômbia. Os trabalhadores da 
Dexco conquistaram um Acordo Coletivo com reajuste salarial, garantindo licença parental para casais homoafetivos. O programa Dextination, responsável por ações afirmativas na contratação de pessoas diversas, selecionou 21 participantes em 2023, sendo 67% mulheres, 57% pretas e pardas, e 5% pessoas com deficiência.

Ademais, a
Dexco contratou um pacote de 240 horas anuais de intérpretes de Libras para processos de seleção, integração e treinamento de colaboradores com deficiência auditiva. A campanha "Por Ambientes Livres do Racismo" prioriza o tema de raça e etnia na Dexco, buscando conscientização e adoção de comportamentos antirracistas, envolvendo 598 pessoas em turmas de letramento mediadas por especialistas.

Com relação à governança corporativa, no Conselho de Administração, 33% dos membros são independentes, e 22% são mulheres. Desse modo, a companhia está acima dos 20% previstos como boa prática no regulamento do
Novo Mercado da B3. Na Diretoria Executiva, 29% dos ocupantes do cargo, são mulheres. Vale ressaltar que não há pessoas negras participando de cargos executivos na empresa, apesar de 41% dos colaboradores da companhia serem negros.



Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 15 mar., 2024
Americanas, Petrobras, Oi, Vivo, JBS e Copel são destaque nesta edição do Alerta ESG
Mais Posts
Share by: