Layout do blog

 NINT participa de série sobre mudanças climáticas promovida pela Rio Bravo 


Tatiana Assali, diretora de programas da NINT afirma que a as alterações no clima norteiam a migração de capital para investimentos sustentáveis 

As mudanças climáticas são um definidor cada vez mais presente nas ações de investidores e na regulação do mercado financeiro. O tema é alvo de debates e vêm mobilizando a agenda ESG no Brasil e no mundo. Para Tatiana Assali, diretora de Programas da NINT, o impacto climático tem refletido diretamente na migração do capital dos investidores. 


“Vejo a gestão de riscos como a forma que esse mercado vem observando todos os aspectos da sustentabilidade e da mudança do clima e a gente começa a ver um olhar de oportunidades, tanto para a empresa quanto para a sociedade”, afirma a executiva durante a quarta edição da série “Brasil, 2023” realizada pela gestora de investimentos, Rio Bravo


O videocast contou também com a participação de Suzana Kahn Ribeiro, vice-diretora da Coppe/UFRJ, e moderação de Fabio Cardoso, jornalista e curador do videocast. 


“O tema mudanças climáticas já não é mais preocupação exclusiva dos ambientalistas. No Brasil e no exterior, os chamados eventos extremos, como enchentes e alagamentos, parecem ser o novo normal, causando pânico na população mais fragilizada e temor junto aos governos e empresários”, contextualiza Cardoso. 


Para Suzana Kahn, as mudanças climáticas já trazem um cenário de não regressão e alguns de seus efeitos já são sentidos de maneira diferente pela sociedade “O impacto do clima se dá de uma maneira desigual, algumas áreas são mais afetadas do que outras e a capacidade de enfrentamento também. Temos uma dupla desigualdade, uma na ação e outra na capacidade de lidar com um problema, causando a imigração” afirmou a vice-diretora da Coppe/UFRJ. 


Na visão de Tatiana Assali, esses efeitos afetam também as moedas globais e os bens produzidos pelas empresas. 


“Nós não podemos segmentar os impactos do que está acontecendo. Não é só a empresa. Não é só o mercado financeiro. O impacto é generalizado”, explica Tatiana. Ainda sobre como as empresas podem participar de forma mais efetiva sob às ações para mitigar o colapso climático, a diretora de Programas da NINT listou o crescimento de emissões rotuladas como um ponto positivo nessa jornada.

 

Atualmente, o banco de dados da NINT registra 248 operações sustentáveis de crédito realizadas desde 2015. No acumulado, esse mercado já movimentou R$ 181,124 bilhões no país. 


“O acesso ao capital via emissões de dívida, ou empréstimos temáticos ou rotulados. Não apenas verdes, mas com destaques para o social, mitigação, e de adaptação” ressalta a diretora de Programas da NINT. 


Encerrando o videocast, as especialistas abordaram as suas expectativas sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27, que acontecera no Egito), Suzana relata que de modo geral, as COPs são um momento decisivo para definição de uma agenda sustentável. 


“Seria o último jogo. Você coloca os melhores, o time titular, porque é o jogo decisivo. Há toda uma pressão política, porque a imprensa está lá, mas a preparação vem ao longo do ano todo”, aponta Kahn. 


“No mercado de capitais e no mercado de empresas, eu considero uma novidade a COP ter se tornado tão presente e clara. Todos os anos a gente tem um grupo de pessoas de todos os países, discutindo ao logo do ano e tomam as decisões maiores lá. Elas vêm após o trabalho árduo de muitas pessoas”, finaliza Tatiana. 


Assista ao quarto episódio do videocast da Rio Bravo: 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: