Layout do blog

Banco do Brasil, Embraer e Americanas são destaque nesta edição do Alerta ESG


Nossa equipe de analistas seleciona, semanalmente, os principais fatos ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança coorporativa) que podem afetar as +200 empresas brasileiras listadas em nossa cobertura. Estas são as notícias da última semana:

 

Recebeu essa newsletter, mas não está cadastrado? Inscreva-se →

IMPACTO:  NEGATIVO | SEVERO



Ministério Público Federal inicia investigação acerca de envolvimento do Banco do Brasil no período da escravidão

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação por meio de um inquérito civil público para examinar a possível conexão entre o Banco do Brasil (BB) e o tráfico de pessoas negras escravizadas no século 19. A motivação para essa investigação surgiu a partir de um documento assinado por 15 professores e acadêmicos de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. Este documento argumentava a necessidade do MPF de investigar e promover um debate sobre a responsabilidade de instituições brasileiras que estiveram envolvidas na época da escravidão, no documento apresentado a abordagem tratava especificamente do BB.


No dia 27 de setembro o banco foi notificado acerca do processo e terá 20 dias para entregar informações a respeito da posição do banco a respeito dos seguintes aspectos: posição do banco em relação a sua conexão com o tráfico negreiro; a existência de estudos financiados que analisem a narrativa em torno de sua própria história; detalhes acerca de indivíduos envolvidos no tráfico de pessoas escravizadas e qual a relação desses com a instituição financeira; informações acerca de quaisquer financiamentos concedidos pelo BB na época que apresentavam vínculo com a escravidão; e, por fim, iniciativas específicas empreendidas pela instituição para reparar eventuais danos relacionados a esse período da história.


Dados trazidos pelos historiadores indicam que o BB utilizou meios como a captação de receitas provenientes de impostos sobre navios envolvidos no tráfico de pessoas escravizadas. Além disso, observam que o capital inicial para a criação do banco originou-se da economia da época, na qual a escravidão e o comércio de escravos desempenhavam um papel fundamental. Outra evidência levantada da conexão com a escravidão é o fato de que os fundadores e os principais acionistas da instituição financeira estavam envolvidos no contrabando de escravos. Um exemplo notável é José Bernardino de Sá, que detinha a maior participação individual no banco durante sua reorganização em 1853 e que também foi um dos principais traficantes de escravos do país entre 1825 e 1855.


Em nota, o Banco do Brasil informou que sua equipe jurídica revisará o conteúdo do documento e fornecerá as informações necessárias dentro do prazo estabelecido. 28/09/2023, InfoMoney


IMPACTO: NEGATIVO | BAIXO



Metalúrgicos da Embraer em São José dos Campos (SP) entram em greve por aumento real de salário e renovação da convenção coletiva


A decisão de greve ocorreu depois que os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa, que ofereceu uma reposição de 4,06% com a condição de "redução de direitos": “A condição imposta pela Embraer para a assinatura da convenção é a redução da estabilidade no emprego para trabalhadores vítimas de doença ou acidente ocupacional”, informou o sindicato.


A greve paralisou 100% da produção, mas foi temporariamente suspensa devido à presença policial e de seguranças da empresa na manhã desta terça-feira (03/10), resultando na convocação de uma nova assembleia à tarde.


A Embraer alegou ter concedido um reajuste salarial de 4,06% para salários até R$ 10 mil, além de um aumento fixo de R$ 406 para salários acima desse valor, em conformidade com a proposta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A empresa afirmou que as negociações com a Fiesp e os sindicatos continuam em andamento. 03/10/2023, Valor Econômico e Estadão


IMPACTO:  NEUTRO



CPI da Americanas promove leis, mas não encontra culpados

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investigou fraudes na Americanas aprovou o relatório do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). O relatório não identificou de forma precisa os autores da bilionária fraude contábil, mas sugeriu quatro projetos de lei para melhorar a governança corporativa e combater a corrupção em empresas privadas.


As mudanças propostas incluem o aprimoramento da responsabilidade civil de administradores, obtenção de informações por auditores independentes, tipificação do crime de infidelidade patrimonial e proteção de informantes de boa-fé. 26/09/2023, CNN Brasil

 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: