Layout do blog

Claro, Tim, Telefônica Brasil, Natura e Petrobras são destaque nesta edição do Alerta ESG


Nossa equipe de analistas seleciona, semanalmente, os principais fatos ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança coorporativa) que podem afetar as +200 empresas brasileiras listadas em nossa cobertura. Estas são as notícias da última semana:

 

Recebeu essa newsletter, mas não está cadastrado? Inscreva-se →

IMPACTO:  NEGATIVO | BAIXO



Claro, Tim e Vivo sofrem ataques cibernéticos e não comunicam Anatel          


As empresas de telecomunicações Claro, Tim e Vivo estavam cientes de que suas redes estavam sendo comprometidas pelo programa de espionagem FirstMile, utilizado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e outras entidades governamentais. No entanto, essas empresas não comunicaram a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre esses ataques e tentativas de invasão, uma ação que é obrigatória de acordo com as regras do setor e passível de punição administrativa quando ignorada. 


Apesar das empresas não terem entrado em contato, a agência constatou que medidas de proteção para prevenir acessos não autorizados foram implementadas recentemente. A Anatel também iniciou investigações internas para determinar se as empresas estavam cientes das vulnerabilidades exploradas. 


O software de espionagem está sendo investigado pela Polícia Federal por sua utilização na produção de relatórios clandestinos sobre oponentes políticos da família Bolsonaro. A investigação está focada na chamada "Abin Paralela" durante a liderança de Alexandre Ramagem, atualmente deputado federal. 


O FirstMile consegue informações de georreferenciamento de aparelhos eletrônicos. No entanto, de acordo com fontes familiarizadas com a ferramenta, ela não possibilita acesso ao conteúdo de chamadas ou mensagens. 31/01/2024, Folha de São Paulo


IMPACTO:  POSITIVO


Natura investe em sistemas agroflorestais para transformar cultivo de óleo de palma no Pará


Em uma iniciativa voltada para a sustentabilidade e a redução de sua pegada de carbono, a Natura anunciou um plano de transformação na cadeia produtiva do óleo de palma no Pará. A empresa informa que pretende plantar 40 mil hectares de dendezeiros até 2035, utilizando sistemas agroflorestais (SAF) como alternativa à monocultura convencional. 


De acordo com a reportagem, os SAF combinarão o cultivo de palmeiras com outras espécies agrícolas, promovendo benefícios tanto ambientais quanto socioeconômicos. Essa abordagem diversificada não só preserva a saúde do solo, mas também proporciona uma fonte de renda mais estável para os agricultores familiares, reduzindo sua dependência de um único cultivo, além de aumentar a produtividade. 


Apesar dos benefícios, a implementação em larga escala dos SAF enfrenta desafios, como a escassez de mão de obra qualificada e os obstáculos relacionados à regularização fundiária. A Natura indica que está buscando soluções para essas questões e mobilizando recursos financeiros, em parceria com outras empresas e instituições, visando garantir o sucesso a longo prazo desse empreendimento. 


Com essa iniciativa, a Natura estaria reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, buscando contribuir para uma indústria do óleo de palma mais ética e ambientalmente responsável. 07/02/2024, Capital Reset


IMPACTO: POSITIVO


Petrobras alcança 3% de redução em emissões de CO2 e busca colocar seu parque industrial entre os mais eficientes   


A Petrobras conseguiu reduzir suas emissões de CO2 em quase 3% no ano passado em seu parque de refino, o equivalente a retirar milhares de ônibus urbanos movidos a diesel ou carros movidos à gasolina de circulação. Essa diminuição foi alcançada principalmente através de ações voltadas para melhorias na eficiência energética, como a redução de perdas de vapor e condensado, além de uma matriz energética mais sustentável. 


O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou o compromisso da empresa com uma transição energética justa e a transformação em uma empresa líder em soluções energéticas de baixo carbono e fontes renováveis. Além disso, a captação de água doce foi reduzida, evitando o consumo equivalente ao uso anual de milhares de famílias. 


A Petrobras também ampliou seu programa de eficiência energética em suas refinarias, resultando em economia financeira significativa e contribuindo para a redução das emissões de carbono. O objetivo é posicionar o parque industrial da Petrobras como um dos melhores do mundo em eficiência operacional e energética até 2030. 06/02/2024, Petróleo Hoje.




Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: