Layout do blog

Vale, Petrobras, JBS, CSN e Grupo Fleury são destaque nesta edição do Alerta ESG


Nossa equipe de analistas seleciona, semanalmente, os principais fatos ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança coorporativa) que podem afetar as +200 empresas brasileiras listadas em nossa cobertura. Estas são as notícias da última semana:

 

Recebeu essa newsletter, mas não está cadastrado? Inscreva-se →

IMPACTO:  NEGATIVO | SEVERO



Vale, Petrobras e JBS lideram listas de exclusões de instituições financeiras por apresentarem grandes riscos socioambientais 


Por meio de levantamentos realizados por organizações não governamentais, como a BankTrack e Repórter Brasil, foi possível observar que a Vale, Petrobras e JBS são as empresas nacionais que mais aparecem em “lista de exclusão” de bancos, fundos de pensão e gestoras de ativos. Esses dados foram compilados pela plataforma Financial Exclusions Tracker, que consolidou informações sobre empresas excluídas por investidores devido a comportamentos prejudiciais ao meio ambiente, direitos humanos ou ao ambiente de negócios, como em casos de corrupção.


No contexto brasileiro, a Vale lidera com 95 menções na lista. Mundialmente, a empresa está em segundo lugar em termos de exclusões, principalmente devido a casos de desrespeito aos direitos humanos. No entanto, ao ser questionada sobre sua posição negativa no levantamento, a companhia preferiu não comentar diretamente, mas destacou que desde 2019 tem se dedicado a transformar a organização e aprimorar suas práticas em questões ambientais, sociais e de governança.


Quanto à JBS, esta é a líder global em boicotes por parte de instituições financeiras, fundos de pensão e investidores, devido a condutas comerciais inadequadas, como corrupção, evasão fiscal, atividades financeiras ilícitas, fraude e suborno. Em sua resposta, a JBS afirmou que mantém um relacionamento contínuo com seus investidores, os quais têm demonstrado confiança na credibilidade e solidez da Companhia e de suas políticas. 


A Petrobras figura na lista de exclusão de 27 bancos, principalmente devido a casos relacionados ao impacto climático gerado por suas atividades e as de suas subsidiárias. Metade das referências à Petrobras nessas listas são atribuídas ao seu envolvimento na extração e processamento de petróleo - uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa a nível global. No entanto, a companhia não emitiu nenhum pronunciamento sobre sua posição na lista negativa. 05/10/2023, Forests & Finance


IMPACTO:  NEGATIVO | SEVERO



Incidentes na barragem da CSN incitam ação do MPF no valor de R$20 milhões 


O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação contra a mineradora por danos morais coletivos ambientais, devido a deslizamentos de terra na barragem Casa de Pedra, situada em Congonhas, no interior de Minas Gerais. O MPF requer uma indenização no valor de R$ 20 milhões.


O incidente ocorreu entre 6 e 9 de janeiro de 2022, quando chuvas fortes provocaram um escorregamento de terra na barragem, resultando em erosão e no deslocamento de rejeitos para leitos de rios.


O MPF alega que a CSN Mineração impediu a entrada da Defesa Civil na área da barragem, o que contraria as normas de segurança na mineração. Além da indenização, o MPF requer o bloqueio do direito minerário na área junto à Agência Nacional de Mineração (ANM) para evitar possíveis transferências de autorização a terceiros.


A mineradora refuta as acusações, afirmando que não houve risco à barragem e que não obstruiu a fiscalização da Defesa Civil. A barragem Casa de Pedra é uma das maiores de Minas Gerais e armazena milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. 05/10/2023, G1.


IMPACTO:  POSITIVO



Vale faz parceria com BluestOne para reaproveitar resíduos e incentivar mineração circular

Na quarta-feira (4), a Vale Base Metals, divisão de níquel e cobre da Vale, anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento não-vinculante com a BluestOne, empresa brasileira especializada na transformação de resíduos em soluções para agricultura. Conforme o acordo, a Vale fornecerá ao longo dos próximos dez anos mais de 50 mil toneladas anuais de escória da refinaria da mina de Onça Puma, localizada no Pará, para a produção de fertilizantes de baixa emissão de carbono. Além disso, a BluestOne planeja iniciar a construção de uma fábrica próxima à mina nos próximos dois anos, visando a fabricação de fertilizantes minerais mais eficientes em termos de emissão de carbono.


A Vale ainda divulgou em nota que, potencialmente, o memorando permite reforçar a produção de níquel reciclado da BluestOne e explorar parcerias adicionais de sustentabilidade, como a utilização do fertilizante gerado a partir da escória para a produção de biomassa. Por fim, foi ressaltado que as duas empresas irão cooperar para estudar novas oportunidades de economia circular para o reaproveitamento de outros resíduos vindos de operações da Vale Base Metals em todo o mundo. 04/10/2023, Inteligência Financeira


IMPACTO:  POSITIVO



Grupo Fleury se torna o 1º laboratório da América Latina a conquistar certificação CAP ISO 15189

O recém-inaugurado Núcleo Técnico Operacional da rede de laboratórios Fleury obteve a acreditação do College of American Pathologists (CAP), amplamente reconhecido como a principal entidade de patologistas certificados em todo o mundo. Este novo Núcleo está situado na cidade de São Paulo, e sua certificação está conforme a renomada norma internacional ISO 15189.

 

O âmbito da acreditação engloba o Sistema de Gestão da Qualidade, bem como as áreas de Anatomia Patológica, Química, Cromatografia e outras. Os requisitos avaliados abrangiam aspectos como metas, indicadores e planejamento da gestão de qualidade, comunicação, gerenciamento de riscos e mudanças, instalações e ambiente de trabalho, manutenção de equipamentos, transporte de amostras, aprimoramento contínuo, auditorias internas, controle de documentos, documentação dos procedimentos de exame, ações corretivas e asseguração da qualidade dos resultados dos exames. 

Com isso, o Grupo Fleury tornou-se o 1º laboratório da América Latina a conquistar tal feito e se juntou a um grupo de outros 65 laboratórios que possuem essa acreditação. 05/10/2023. Grupo Fleury e Saúde Business.



A norma ISO 15189 é fundamentada nas diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR ISO/IEC 17025 e pela ABNT NBR ISO 9001. A primeira trata dos requisitos gerais para garantir a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios, enquanto a segunda está relacionada a um sistema de gestão destinado a otimizar processos, acelerar o desenvolvimento de produtos e promover uma produção mais eficiente, visando satisfazer os clientes e alcançar sucesso sustentável. Destaca-se a importância da conquista dessa certificação por parte do Grupo Fleury tendo em vista seu compromisso acerca de ampliar e democratizar o acesso a serviços de saúde de qualidade, ainda, vale ressaltar que o reconhecimento irá agregar maior competitividade na estratégia do Fleury, implementação de novas tecnologias e estímulo a mais processos de inovação nas suas operações. A norma ISO 15189 é amplamente reconhecida por ser a mais adequada para atender às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar, devido à sua abrangente compreensão dos requisitos e à visão sistêmica do setor de laboratórios clínicos.



Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: