Layout do blog

Vale, SLC Agrícola e Raízen são destaque nesta edição do Alerta ESG


Nossa equipe de analistas seleciona, semanalmente, os principais fatos ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança coorporativa) que podem afetar as +200 empresas brasileiras listadas em nossa cobertura. Estas são as notícias da última semana:

 

Recebeu essa newsletter, mas não está cadastrado? Inscreva-se →

IMPACTO:  NEUTRO



Justiça restabelece licenças de mineração da Vale para retomada de atividades no Pará         

As minas de cobre de Sossego e Onça Puma, operadas pela Vale Metais Básicos (Vale Base Metals-VBM), uma subsidiária da Vale, tiveram suas atividades interrompidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará. Segundo a SEMAS, a suspensão das licenças ambientais se deu por falhas nos relatórios anuais de informação ambiental e pela não implementação de medidas mitigadoras dos impactos da mineração. Isso gerou conflitos com as comunidades próximas às áreas impactadas. 


No entanto, na mesma semana, a 1ª Vara Cível de Canaã dos Carajás e a Vara Cível de Ourilândia do Norte emitiram decisões favoráveis à Vale, resultando na reativação das licenças ambientais tanto para a mina de Sossego quanto para a de Onça Puma. A Vale, por sua vez, reforçou seu compromisso de dialogar com as autoridades e enfatizou a observância de restrições e supervisões socioambientais em suas operações, conforme a legislação vigente. 21/02/2024, Infomoney. 26/02/2024, Infomoney


IMPACTO:  POSITIVO


SLC Agrícola obtém certificação britânica de boas práticas em suas operações 


A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de soja, milho e algodão no Brasil, obteve a certificação de duas de suas fazendas pelo programa Regenagri, que promove a agricultura regenerativa. Com isso, se tornou a companhia com a maior área certificada para o plantio de soja e algodão na América Latina por meio desse programa. 


As fazendas localizadas em Planalto (MS) e Pamplona (GO) receberam a certificação, totalizando 35.943 hectares. A SLC Agrícola é a terceira empresa do segmento no país a conquistar esse reconhecimento, que destaca boas práticas como a saúde do solo, a preservação da biodiversidade, o uso sustentável da água, o sequestro de carbono dentre outras iniciativas. 22/02/2024, broadcast agro


IMPACTO: POSITIVO


Raízen emite green bonds para promover ações ESG e recomprar dívidas verdes     


A Raízen está concluindo a sua estreia no mercado internacional de títulos verdes. O objetivo é angariar fundos para apoiar iniciativas ecológicas e recomprar obrigações que vencem em 2027. A quantidade de green bonds a serem emitidos ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que tenham um prazo de 10 a 30 anos. 


Os fundos arrecadados serão usados para investir em diversos projetos sustentáveis, incluindo a produção de etanol, aquisição de cana de açúcar certificada Bonsucro (selo de sustentabilidade), e iniciativas relacionadas à usinas fotovoltaicas e produção de biometano a partir de resíduos. A empresa também planeja promover a eficiência energética e investir na cogeração energética a partir de biomassa. 


Parte dos recursos será destinada à recompra de suas dívidas sustentáveis com prazo em 2027, e taxa anual de 5,3%. O processo de recompra, que foi lançado simultaneamente, termina no dia 08 de março. A emissão dos títulos está sendo coordenada por um grupo de bancos, incluindo Citi, Itaú BBA, JPMorgan e Morgan Stanley, Bank of America, BNP Paribas, Bradesco BBI e Santander. 26/02/2024, Capital Reset





Iniciativa do governo para atrair investimento estrangeiro em projetos sustentáveis     


O governo publicou o lançamento do programa Eco Invest Brasil, que tem o objetivo de atrair capital estrangeiro privado para projetos verdes no Brasil. Com um aporte de US$ 3 bilhões do BID e do Banco Mundial, serão criadas quatro linhas de financiamento. O programa visa remover obstáculos e aproveitar oportunidades para a transição para uma economia de baixo carbono. Entre os desafios enfrentados estão a baixa participação de capital privado em investimentos verdes e a volatilidade cambial. 


Serão quatro linhas de financiamento, sendo elas: uma linha de blended finance, para projetos de bioeconomia, transição energética, economia circular e infraestrutura verde; outra emergencial de liquidez, para empreendimentos com receita futura previsível indexada à inflação; a terceira com foco no desenvolvimento de produtos de Hedge Cambial de longo prazo; e, por fim, a linha para aumentar o pipeline de projetos verdes financiados por bancos. 

 

O Fundo Clima será o veículo para repasse dos recursos, sujeito aos critérios do fundo, com a Fazenda desenvolvendo uma taxonomia de ativos sustentáveis. O programa será criado por medida provisória, para utilizar da estrutura do Fundo Clima. A secretaria do Tesouro regulará as linhas de crédito e a prestação de contas. Além do BID e do Banco Mundial, o governo britânico participará, contribuindo com US$ 1 milhão para uma instituição que monitorará o programa de forma independente. 26/02/2024, Reset




Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: