Layout do blog

 ESG Research: PetroReconcavo e Tupy

Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura de PetroReconcavo e Tupy. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

A PetroReconcavo é uma empresa operadora independente de petróleo e gás e uma das líderes na sua área de atuação no Brasil. Com uma trajetória de mais de vinte e dois anos, se especializou na operação, desenvolvimento e revitalização de campos maduros em bacias terrestres de óleo e gás (onshore). A empresa também foi uma das primeiras companhias privadas focadas no onshore a operar no Brasil após a quebra do monopólio estatal e promulgação da Lei do Petróleo em 1997, além de ter sido pioneira em adquirir campos de petróleo onshore oriundos do recente programa de desinvestimentos da Petrobras com a aquisição do Polo de Riacho da Forquilha concluída em dezembro de 2019.


A companhia não realiza monitoramento de dados ambientais, com exceção da publicação de seu inventário de emissões de gases de efeito estufa. No que tange as emissões de escopo 2, a Petroreconcavo alcançou o objetivo de compensar 100% destas emissões por meio da compra de energia certificada renovável (REC) proveniente de fontes eólicas. Também afirma que seu ativo Potiguar apresenta redução de emissões devido a instalação de mecanismos de aproveitamento de gás pelas plantas de compressão. No entanto, não apresenta compromisso formal com metas para redução destas emissões.


Os acidentes trabalhistas registrados passaram de 4 em 2020 para 20 em 2022. No entanto, as diversas ações tomadas, como o mapeamento de riscos relacionados a saúde e segurança e treinamentos e as capacitações para 100% dos colaboradores diretos e terceirizados sobre o tema contribuíram para que não fosse registrado nenhum óbito nas operações da empresa nos últimos 3 anos, assim se destacando positivamente frente aos pares do setor.


A PetroReconcavo também divulgou pela primeira vez indicadores de diversidade entre seus colaboradores. No ano de 2022, apresentou 17,65% de mulheres e 15,84% de colaboradores pretos. Com base em tal diagnóstico, irá desenvolver programa de Diversidade e Inclusão a ser lançado em 2023 para todos seus colaboradores além de estar comprometida com a formação de grupos de afinidade.


Por fim, o Conselho tem 100% de membros independentes, enquanto a porcentagem de mulheres está em 14%, abaixo dos 20% previstos como boa prática pelo regulamento do Novo Mercado da B3. A diretoria não tem presença feminina e a remuneração dos executivos não está atrelada ao desempenho ESG.


A Tupy S.A., juntamente com suas subsidiárias, atua no desenvolvimento, fabricação e venda de componentes estruturais de ferro internacionalmente. A empresa opera em dois segmentos: Transporte de Carga, Infraestrutura, Agricultura e Geração de Energia.


Em 2022, a empresa estipulou para o ano seguinte o investimento de R$ 76 milhões em sistemas de controle e monitoramento ambiental e eficiência energética, como a implementação de tecnologias para promover a melhoria da qualidade do ar, do solo e das águas superficiais e subterrâneas, bem como a maior recirculação de efluentes em seus processos.


A companhia promove o uso de briquetes de cavaco de ferro, que são considerados de qualidade superior em comparação com matérias-primas não renováveis, como o ferro gusa. Após o processo de fusão, esses briquetes são compactados e transformados em matéria-prima. Em 2022, mais de 650 mil toneladas de sucata foram transformadas em soluções de alto valor agregado, um aumento de 23% em relação ao ano anterior.


Além disso, a Tupy reutiliza mais de um terço de areia reciclada em suas operações, com nove unidades de regeneração, que transformaram 359 mil toneladas de resíduos em insumos em 2022. A empresa também adota o coprocessamento como uma alternativa sustentável para o descarte de resíduos, gerando coprodutos que evitam a disposição em aterros e reduzem a extração de recursos naturais. Em 2022, a área de coprocessamento registrou um aumento de 109% no faturamento em comparação a 2019.


A empresa possui certificações na Norma ISO 45001 para sistemas de gestão de saúde e segurança em suas unidades de Betim (Brasil) e Aveiro (Portugal). Em 2022, foram registrados 29 casos de doenças ocupacionais, e um acidente de trabalho com consequência grave. Em vista disso, para 2023, estava previsto o investimento de aproximadamente R$ 28 milhões, que seria destinado à prevenção de acidentes e melhoria nas condições de trabalho.


Com relação à governança corporativa, a empresa não dispõe de remuneração com base em critérios ESG. No Conselho de Administração, 78% dos membros são independentes, e 22% são mulheres. Desse modo, a companhia está acima dos 20% previstos como boa prática no regulamento do Novo Mercado da B3. No entanto, não há mulheres ocupando cargas na Diretoria Executiva, o que indica uma baixa diversidade de gênero em cargos executivos.


Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: