Layout do blog


A equipe de analistas da NINT seleciona, semanalmente, os principais fatos ambientais, sociais e de governança (ASG) que podem afetar as mais de 200 empresas brasileiras listadas em nossa cobertura. Cadastre-se para receber o Alerta ESG. Confira a seguir as notícias e análises da semana entre 21/06/2022 e 27/06/2022.

 

Recebeu essa newsletter, mas não está cadastrado? Inscreva-se →

IMPACTO: POSITIVO  
CONSUMO CÍC
LICO 

 

Americanas contrata trabalhadores locais e inicia entrega de gêneros alimentícios em comunidades 


Em mais uma parceria com a empresa de logística Favela Brasil Xpress, a Lojas Americanas dará início à entrega de alimentos e outros produtos de supermercados adquiridos em sua plataforma online. As entregas inicialmente atenderão a região de Paraisópolis, em São Paulo, onde há 1 ano já é realizada a entrega de outros tipos de bens. Uma terceira organização, a G10 Favelas, é responsável por incluir as comunidades nas rotas de entregas, superando questões de segurança que restringiam entregas pelos Correios. A empresa conta com a contratação de trabalhadores locais e ofereceu 1.000 bolsas de estudo para formação em logística aos moradores. A Lojas Americanas planeja ter 30 comunidades atendidas até o fim do ano e 50 até 2023, em todo o Brasil. 23/06/2022, Exame e Mercado e Consumo.




Ao criar um serviço exclusivo para entregas em comunidades, as Lojas Americanas conseguem avançar em um mercado historicamente excluído de diversas relações formais de consumo devido às suas especificidades sociais e geográficas, entre outras. Ao contratar entregadores da comunidade, o que contribui para a geração de empregos locais, a empresa consegue contornar a dificuldade de acesso com esse mercado outrora fora do radar. A empresa já havia relatado dificuldades com os Correios para realização das entregas, o que estimulou a criação deste novo serviço.


É importante notar que, além de uma atenção e contribuição destinadas pela empresa às comunidades, a contratação de residentes dessas comunidades para realizar entregas é imprescindível para o sucesso da operação. Quem assistiu ao filme Cidade de Deus (2002) pode ter facilidade para visualizar esse cenário. Esses contratados contam com relações interpessoais e conhecimentos específicos que são verdadeiros ativos às empresas e, para além dos ganhos de imagem perante o mercado, esta ação das Lojas Americanas ilustra a importância da agenda de inclusão no acesso a produtos e serviços. Esse modelo guarda semelhança aos pagamentos destinados à preservação do Conhecimento Tradicional Associado (CTA), requerido de empresas que utilizam recursos da biodiversidade, como a Natura, para o usufruto do patrimônio genético presente em territórios de comunidades tradicionais ou indígenas.


Por outro lado, a chegada da varejista nesses novos mercados pode gerar um impacto negativo sobre os pequenos comerciantes que fomentam a economia comunitária. Dessa forma, é importante que o avanço do novo modelo aconteça em paralelo com uma agenda que busque formas de compensação e inclusão, como por meio de políticas de compra mínima, inclusão em marketplace e outros incentivos junto a fornecedores locais, como programas de empréstimo, à exemplo da Starbucks na cadeia do café. Fortalecer os relacionamentos e incentivar produtivamente as comunidades locais, bem como inseri-las como um dos pontos focais em suas agendas de ESG e de ODS, são grandes passos para o varejo, especialmente em alimentos e vestuário, onde há um longo histórico de exclusão e/ou conflito com algumas das parcelas mais vulneráveis da população brasileira, mas que vem buscando aumentar seu engajamento.




IMPACTO: POSITIVO
CONSUMO CÍCLICO


YDUQS associa metas ESG à remuneração variável da diretoria e conselho de administração 


A YDUQS atrelou a remuneração variável de 44% dos executivos da diretoria e conselheiros ao cumprimento de metas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) e espera chegar a 100% até o próximo ano. Com peso de 20% no cálculo do bônus da administração, as metas ambientais, que são mais desafiadoras para o grupo, referem-se ao aumento do consumo de energia proveniente de fontes renováveis de 81% para 90% e a dobrar o número de iniciações científicas relacionadas à eficiência energética. Na parte social, estabeleceu para 2025 a meta de aumentar de 1 milhão para 5 milhões os beneficiários dos programas de extensão que levam atendimento médico, odontológico, psicológico e de assessoria jurídicos prestados pelos alunos às comunidades no entorno de seus campi. E, para a governança, foram criadas metas relacionadas à diversidade e inclusão de mulheres e afrodescendentes em cargos de liderança. Atualmente, a empresa conta com 33% de representação do gênero feminino na alta liderança e espera que esse número chegue a 45% nos próximos 3 anos, bem como busca aumentar em 3 pontos percentuais a representação de pretos e pardos na liderança, atualmente em 43%. 24/06/2022, Valor Investe.



IMPACTO:  POSITIVO
TELECOMUNICAÇÕES 

 

Algar alcança meta de transição de matriz energética

 

A Algar Telecom anunciou ter alcançado a meta de consumir 100% de energia advinda de fontes renováveis certificadas. O consumo da companhia é proveniente de duas usinas fotovoltaicas próprias, localizadas em Minas Gerais, energia adquirida no mercado livre nacional e I-RECs (os certificados de energia renovável). As usinas fotovoltaicas da companhia fornecem aproximadamente 30% do consumo de energia anual da Algar Telecom. Além das fontes de energia certificadas, a companhia executou uma série de modernizações energoeficientes de equipamentos, tornando sua operação menos intensiva em emissões de gases de efeito estufa. 21/06/2022, Baguete.



IMPACTO:  POSITIVO
MA
TERIAIS

 

Suzano antecipa metas de descarbonização e pretende tirar mais pessoas da linha da pobreza

 

A companhia anunciou a antecipação em 5 anos do compromisso de remover 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, de 2030 para 2025. Isso foi possível devido à ampliação de cobertura vegetal neste período através do plantio comercial ou áreas destinadas à conservação e recuperação de áreas degradadas. Segundo o presidente da Suzano, Walter Schalka, “a antecipação do prazo reforça o nosso compromisso de captura de carbono da atmosfera e comprova nossa percepção de que as mudanças climáticas são um tema prioritário”. Além disso, a empresa mantém iniciativas para reduzir as emissões em suas operações próprias e na cadeia de valor, bem como dará continuidade ao processo de aprimoramento de manejo florestal buscando evitar perdas, maximizar a produtividade e ampliar a remoção de carbono.


A Suzano quer ainda tirar 200.000 pessoas da pobreza até a próxima década através de ações de capacitação da população da sua zona de influência direta. Até o momento, a empresa estima ter auxiliado 9.007 pessoas que deixarem a pobreza extrema. De acordo com Cristiano Resende de Oliveira, gerente executivo de sustentabilidade, a companhia já incentiva a agricultura familiar e regenerativa em comunidades rurais, além de contar com diversos outros projetos sociais. 21/06/2022, Agência Nossa e Exame.





IMPACTO:  POSITIVO
INDUS
TRIAL

 

Embraer assina Carta de Intenção para fornecer 40 eVolts ao Quênia

 

Em acordo com subsidiária da Kenya Airways, a Embraer pretende fornecer ao Quênia cerca de 40 veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, até 2026, por meio de sua subsidiária EVE, além de desenvolver estudos em conjunto para dimensionar o Mercado de Mobilidade Aérea Urbana (MAU) do país para transporte de cargas e pessoas. Os eVTOLs são aeronaves equipadas com múltiplos rotores, o que contribui para diminuição dos ruídos, além de realizarem decolagem e pouso de forma vertical, dispensando pistas extensas, como acontece com os aviões convencionais. As aeronaves atuarão no transporte de pessoas, turismo, na agricultura, entrega de encomendas, proteção à vida selvagem e prometem trazer uma nova perspectiva para a mobilidade urbana. 23/06/2022, Olhar Digital.



IMPACTO:  POSITIVO
SAÚDE

 

CADE aprova compra da Extrafarma pela rede Pague Menos

 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, com restrições, a aquisição da Extrafarma pelo Grupo Pague Menos. A restrição será a venda necessária de oito unidades de farmácias localizadas no Nordeste, que já foram negociadas. A Extrafarma conta com aproximadamente 400 lojas, e estas se somarão ao universo de 1.169 lojas Pague Menos. Segundo o voto do relator, a venda das oito lojas é necessária pois há sobreposição de competição nas localidades, e a venda, portanto, deverá ser feita a um grupo com potencial de competição relevante, no modelo “fix it first”, para assim prosseguir com a aquisição da marca. A Pague Menos informou que não haverá mudança de marca nas lojas, e inicialmente serão reforçados os estoques e as lojas passarão por melhorias de apresentação. No que tange a rede de distribuição e programas de fidelidade, o Cade não apontou restrições concorrenciais à operação. 23/06/2022, Valor Econômico.



IMPACTO:  POSITIVO
INDUSTRIAL

 

Localiza e Unidas tem o aval do CADE para seguir com a fusão

 

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a fusão da Localiza com a Unidas, com data para 01/07/2022, após o cumprimento dos remédios pelas empresas. Na última quarta-feira, um fundo da gestora canadense Brookfield, que controla a locadora de veículos Ouro Verde, comprou 49 mil carros da Unidas por R$ 3,6 bilhões. A venda de ativos foi determinada pelo tribunal do CADE em dezembro como condição para o negócio. 23/06/2022, Infomoney.




Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 



Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: