Layout do blog

 ESG Research: C&A, Grupo Bimbo e Mitre Realty


Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura de C&A e Grupo Bimbo. Disponibilizamos também um resumo de nossa análise de Mitre Realty, inédita em nossa cobertura. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG nas suas decisões de investimento, consulte nossa equipe:  esgresearch@nintgroup.com

A C&A é uma empresa do varejo que atua com moda e serviços financeiros. O setor financeiro atua junto ao Banco BradesCard, com serviços, como emissão e administração do Cartão C&A, empréstimo pessoal e seguros. Foi uma das primeiras empresas do varejo de moda no país a incluir temas voltados à sustentabilidade em suas campanhas publicitárias. A rede conta com uma loja conceito de sustentabilidade localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. Está presente com mais de 1,8 mil unidades em 24 países da Europa, América Latina e Ásia, tendo iniciado suas atividades no Brasil em 1976. 


A empresa conta com iniciativas para o uso de matérias-primas sustentáveis na confecção de seus produtos, tendo aumentado esse total de 60% em 2020 para 65% em 2022. É informado também que 51% do total utilizado é certificado segundo padrões socioambientais (ainda que não especificados). Além disso, em relação ao algodão, principal insumo utilizado, 96% do total segue os padrões da Better Cotton Initiative. 


Também esteve envolvida em controvérsias relacionadas a saúde e segurança dos seus funcionários e clientes. Em 2021, um funcionário de uma terceirizada morreu ao prestar um serviço de manutenção da rede elétrica. Já em outra ocasião, a empresa teve de pagar uma indenização de R$ 60.000,00 por danos morais e estéticos após uma criança perder um dos dedos em uma escada rolante localizada em loja da companhia. Também há um baixo nível de transparência em relação a estes temas, uma vez que dados de acidentes e doenças trabalhistas não são divulgados. Ainda assim, a C&A é certificada pela Great Place to Work. 


O conselho de administração da empresa possui 80% de membros independentes, e a participação de mulheres ainda é baixa (apenas 20%), assim como a porcentagem de membros com background ESG. A remuneração dos executivos da C&A não está atrelada a metas ESG. 



O Grupo Bimbo é uma companhia que atua principalmente nos segmentos de panificação e confeitaria, fundada no México no ano de 1945. A empresa fabrica e comercializa seus produtos em diversos países da América, Europa, Ásia e África. São ao todo mais de 13 mil tipos de alimentos que se dividem em mais de 100 marcas, produzidos nas mais de 200 fábricas. 


O grupo conta com meta para reduzir o seu consumo de água em 20% até 2030, com base nos valores registrados em 2020. Tem ainda a meta de eliminar o uso de combustíveis fósseis até 2030 e atingir 100% de uso de energia elétrica renovável até 2025, em linha com o compromisso net zero. Este estabelece a redução das emissões de gases de efeito estufa em 100% para as emissões de escopo 1 e 2 até 2040, e de escopo 3 até 2050. 


A empresa apresenta também iniciativas para aumentar o uso de materiais recicláveis em suas embalagens, chegando a 100% de embalagens recicláveis até 2025. 


No aspecto social monitora indicadores de acidentes, tendo registrado 6 fatalidades em 2021. Em seu Relatório Anual destaca o objetivo de zerar esse número, mas sem divulgar maiores detalhes acerca das ações a serem tomadas. No ano de 2022, registrou um incidente em uma e suas unidades nos EUA, que resultou em um incêndio e deixou três funcionários com ferimentos leves. 


O número de mulheres no corpo de colaboradores da empresa representa apenas 19% do total e os colaboradores com mais de 50 anos é de apenas 16%. O grupo esteve envolvido em um episódio de discriminação em processos de seleção, no qual foi estabelecido pelo ministério do trabalho dos EUA o pagamento de US$ 134.216 em indenizações a 134 candidatas do sexo feminino que participaram de processos seletivos da companhia. O conselho da empresa conta com 38% de membros independentes, e 22% de mulheres, mas nenhum com background ESG. A remuneração dos executivos está atrelada ao desempenho ESG, ainda que não haja maior detalhamento acerca dessa informação. 


Também foram registradas controvérsias relacionadas à procedência dos ovos utilizados em sua produção. A empresa se comprometeu a ter 100% deste insumo certificado como “cage free” até 2025, mas foi criticada pela Open Wing Alliance por falta de transparência em relação a estes dados. Além disso, registrou ainda um caso de manipulação de preços que resultou em uma multa de 7,3 milhões de euros pela Autoridade da Concorrência (AdC) de Portugal, no ano de 2021. 



A Mitre Realty Empreendimentos e Participações S.A é uma empresa que atua prioritariamente no Estado de São Paulo, com foco no setor de construção civil e incorporações. Conta com empreendimentos em diversos bairros de São Paulo, como Campo Belo, Vila Clementino e Pinheiros, entre outros, além de atuação em outras cidades como São Caetano. Tem foco em suas marcas Raízes e Haus, que atendem o público de alta renda e é parceira do Share Student, que oferece moradia estudantil a mais de 900 mil clientes. 


A empresa realiza processos de gestão dos resíduos sólidos gerados em suas operações, além de engajamento com fornecedores a respeito do tema, promovendo o reuso e coprocessamento dos resíduos gerados, e desenvolve planos individuais específicos para o auxílio no gerenciamento de resíduos gerados em cada uma de suas obras. Apesar de contar com política visando integrar os riscos e demais fatores ambientais à sua cadeia, o compromisso deixa a desejar no que diz respeito às especificidades, deixando de abordar temas relevantes como desmatamento e certificações de forma direta. 


A Mitre conta também com reconhecimento externo da Great Place to Work. Apesar deste fator, a companhia não estabelece política específica referentes às condições de trabalho proporcionadas para seus colaboradores, além de não garantir benefícios para colaboradores terceirizados e indiretos. Também possui área específica voltada para a segurança de dados e não apresenta condenações da LGPD ou episódios negativos referentes ao tema. Além disso, apresenta diversos mecanismos para avaliação da qualidade e segurança de seus produtos e serviços, e vem atingindo as metas previstas nestes indicadores ao longo dos últimos anos. 


Por fim, a empresa está listada no novo mercado, apresentando cláusulas de proteção ao acionista minoritário como a emissão exclusiva de ações ordinárias. O Conselho conta com 33% de membros independentes, mas apenas 16% de mulheres em sua composição. A remuneração dos membros está atrelada ao desempenho ESG. 



Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: