Layout do blog

 ESG Research: Banco de Bogotá e Enauta

Trazemos nesta edição as análises de Banco de Bogotá e Enauta, inéditas em nossa cobertura. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

O Banco de Bogotá é um banco da Colômbia com três áreas de negócio: banco Pessoal, banco para PMEs e banco Corporativo. Oferece produtos financeiros, como contas, cartões, empréstimos e depósitos. 


Segundo dados apresentados, o banco utilizou 82% de energia proveniente de fontes renováveis em suas operações no último ano. Também oferece para seus colaboradorres cursos sobre oportunidades financeiras e riscos das mudanças climáticas. Investe também em projetos de reflorestamento e restauração ecológica em várias regiões onde atua, além do projeto "Salvar a Amazônia", responsável pelo plantio de cerca de 56 mil árvores. 


A companhia realiza avaliação de clima organizacional, tendo obtido o selo Great Place To Work, no qual 83% dos colaboradores se dizem satisfeitos com o ambinete de trabalho. Conta ainda com 60% de mulheres entre seus trabalhadores, e 31% em posições de liderança. No entanto, ainda não apresenta indícios de políticas de equidade salarial entre gêneros. O banco também realiza ações para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em seu entorno, principalmente através de capacitações para a comunidade com foco em programas de educação financeira e incentivo à participação no programa de voluntariado “Mentores que constroem o país”, focado em consultorias gratuitas para pequenos empreendedores. Ao longo do último ano foram 23 negócios impactados ao todo, sendo 79% deles liderados por mulheres. 


O Conselho de Administração não apresenta representatividade feminina e 40% dos membros são independentes, enquanto a Diretoria Executiva conta com 23% de participação de mulheres. A remuneração variável da liderança executiva não está associada a indicadores ESG. 


A Enauta Participações é uma empresa brasileira que atua na indústria de petróleo e gás, explorando e produzindo petróleo bruto, gás natural e derivados. A empresa possui concessões de exploração e produção em diversas bacias brasileiras e é controlada pela Queiroz Galvão SA


A companhia está envolvida em iniciativas de eficiência energética, aproveitando o gás associado e óleo cru para gerar eletricidade, além de utilizar captação de água do mar. Além disso, em parceria com o Núcleo de Estudos em Geoquímica e Ecologia Marinha e Costeira (Negemc) da UERJ, a Enauta desenvolveu um projeto que visa analisar a contribuição dos manguezais para a mitigação do aquecimento global. 


A empresa está comprometida em realizar investimentos visando a redução de suas emissões de carbono, concentrando esforços na implementação de inovações no FPSO Atlanta. Um projeto de reforma e adaptação está em andamento, priorizando a diminuição da intensidade de emissões por barril. Nesse contexto, diversos equipamentos estão sendo ajustados para aumentar a eficiência energética, incluindo a recuperação de calor gerado pelos próprios geradores da unidade e a utilização da queima de óleo cru do campo para a geração de energia elétrica nos sistemas do FPSO. 


Ainda, conduziu estudo que obteve aprovação de órgão ambiental especializado, destacando que essa forma de combustão contribui para uma redução de aproximadamente 20% nas emissões de gases de efeito estufa. Em relação à gestão das emissões, a companhia estabeleceu a meta de alcançar uma intensidade de emissões igual ou inferior a 20 kgCO2 por barril no último ano. A empresa não apenas atingiu essa meta, mas a superou, alcançando uma marca de 18 kgCO2 por barril. 


A Enauta possui certificação ISO 45000 em saúde e segurança, com avaliação periódica de perigos e riscos de trabalho. A empresa registrou 16 acidentes sem afastamento entre colaboradores próprios e terceirizados no último ano, além de 2 acidentes com afastamento. Foram registradas também 25 inspeções de segurança ao longo do ano, com 98 simulados de emergência realizados. A companhia também não registrou nenhum óbito em suas operações nos últimos 3 anos. 


Embora a participação feminina na diretoria executiva da Enauta seja positiva (33%), é importante destacar que a ausência de mulheres no Conselho de Administração da empresa indica uma falta de diversidade de pensamento e representatividade nesse órgão de liderança. 



Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: