Layout do blog

BB Asset, GEF Capital, Itaú Asset, Neo Investimentos e Previ, integram conselho do IPC


A ascensão do investimento sustentável está mudando o paradigma financeiro. Os investidores estão integrando fatores ambientais, sociais e de governança ao processo de tomada de decisões de investimento. Essa abordagem não apenas alinha os interesses financeiros com os valores éticos, mas também pode gerar retornos a longo prazo e mitigar riscos associados às mudanças climáticas. 


Com a crescente conscientização sobre os critérios ESG, a iniciativa Investidores pelo Clima - IPC dá um passo adiante com seu Conselho Consultivo recém-formado. Com perfis que abrangem diversas classes de ativos, o conselho é formado por um grupo diversificado e comprometido com a descarbonização de portfólios de investimentos. Representantes do BB Asset Management, GEF Capital, Itaú Asset Management, Neo Investimentos e Previ compõe o grupo que surge a partir de um processo de seleção único, baseado em candidaturas voluntárias e votação aberta aos participantes do IPC. 


Liderança para a Sustentabilidade 


Os integrantes do Conselho Consultivo representam um grupo diversificado de líderes e especialistas, todos unidos por um objetivo em comum: forjar um futuro financeiro mais responsável. Andrea Bottcher (Neo Investimentos), Anibal Wadih (GEF Capital), Daphne Breyer (BB Asset Management), Luiz Eduardo Martins Morgado (Previ) e Renato Eid Tucci (Itaú Asset Management) irão contribuir com experiência e referência na agenda das mudanças do clima e apoiar o avanço da missão do IPC e desenvolvimento do mercado. 


"A consolidação deste grupo é uma evidência clara do compromisso do IPC em impulsionar o progresso em direção a um cenário de investimentos verdadeiramente alinhados com as demandas globais de sustentabilidade”, afirma Tatiana Assali, diretora de Programas ESG da NINT, empresa do Grupo ERM. 


Para a executiva, à medida que enfrentamos desafios complexos, é essencial ter ações coletivas e um modelo de liderança visionária para avançar nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono. 


“O Conselho Consultivo do IPC está preparado para liderar essa ação coletiva, traçando um caminho em direção a uma transformação nos investimentos e, em última análise, rumo a uma economia mais resiliente para todos”, destaca Tatiana.


Para a executiva, à medida que enfrentamos desafios complexos, é essencial ter ações coletivas e um modelo de liderança visionária para avançar nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono. 


“O Conselho Consultivo do IPC está preparado para liderar essa ação coletiva, traçando um caminho em direção a uma transformação nos investimentos e, em última análise, rumo a uma economia mais resiliente para todos”, destaca Tatiana. 



Conheça os membros eleitos 


Andrea Bottcher com formação que inclui um bacharelado em economia da Carnegie Mellon University e um MBA da ESADE Business School, traz consigo uma vasta experiência em liderança de IPOs e comunicação com investidores. Sua atuação na Neo Investimentos como Head of ESG a coloca na linha de frente da integração de sustentabilidade no mundo dos investimentos. 


Anibal Wadih é co-fundador da GEF Capital Partners e co-diretor de prática de investimentos na América Latina. Com vinte anos de experiência no setor financeiro, Wadih liderou anteriormente a equipe de Private Capital na Macquarie Capital, onde esteve envolvido em diversos investimentos com capital próprio em setores como agronegócio e infraestrutura. Ele desempenhou um papel significativo na equipe de M&A do DeutscheBank e participou em transações notáveis, incluindo empresas como Endesa, L. Dreyfus, Telefónica, Globo, Televisa, Carrefour, GP Investments, Carlyle, Cosan, Bunge, entre outras. 


Wadih é um exemplo de como as parcerias público-privadas podem impulsionar a transformação sustentável, atuando como uma ponte entre as necessidades do mercado e a busca por investimentos de impacto. 


Daphne Breyer é uma profissional que possui compromisso em investimentos responsáveis. Sua sólida formação acadêmica em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Mestrado em Economia e Finanças pela FGV-EPGE a equiparam com as ferramentas necessárias para liderar na área de Mercado de Capitais. 


Com uma carreira de mais de 16 anos, dos quais seis focados em Gestão de Recursos e Investimento Responsável, Daphne tem sido uma voz influente na integração de critérios ESG em estratégias de investimento. Como Head de ESG na BB Asset Management, ela continua a trilhar um caminho marcante no mundo dos investimentos conscientes. 


Luiz Eduardo Martins Morgado traz sua vasta experiência econômica para o Conselho Consultivo do IPC. Sua atuação na análise de empresas com relevância estratégica na Previ é um testemunho de sua busca por alinhar finanças e responsabilidade social. 


Com formação em Economia, MBA em Controladoria e Finanças e uma pós-graduação em Economia Empresarial, Morgado é um defensor da análise econômico-financeira e da integridade das empresas investidas. Seu foco na implementação de melhores práticas e sua liderança na promoção de estratégias ASGI são um reflexo de seu compromisso com um mercado financeiro mais ético e sustentável. 


Renato Eid Tucci é uma figura central na cena de investimentos sustentáveis no Brasil. Sua trajetória, que se estende desde o Banco BBA Creditanstalt até a Itaú Asset Management, é uma jornada de dedicação à integração de princípios ESG em estratégias de investimento. Sua liderança na promoção de investimentos responsáveis e inovação financeira tem sido fundamental para impulsionar o crescimento dos ativos sob gestão da Itaú Asset, ultrapassando a marca de BRL150 bilhões. 


Tucci também desempenha um papel influente em fóruns de sustentabilidade, incluindo sua posição como Conselheiro da AMEC e Vice-Presidente da Câmara de Equities da B3. Seu foco na melhoria constante e sua busca pela excelência em investimentos sustentáveis fazem dele um ator-chave na transformação do setor. 


Saiba mais sobre a iniciativa: Investidores pelo Clima

Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: