Layout do blog

NINT na mídia: Perspectivas ESG e Finanças Sustentáveis na América Latina 


Cristóvão Alves, Gustavo Pimentel e Tatiana Assali discutem as oportunidades e desafios da agenda da sustentabilidade para empresas, governos e instituições financeiras 


À medida que a conscientização sobre as questões ambientais, sociais e de governança continua a se expandir na América Latina, os critérios ESG estão se tornando um fator central para empresas e investidores que buscam um crescimento sustentável e responsável. 


Nesse contexto, perspectivas emergem no cenário trazidas à tona por entrevistas concedidas por executivos da NINT. Cristóvão Alves, Sócio-Diretor de Pesquisa & Avaliação ESG, Gustavo Pimentel, sócio fundador e CEO, e Tatiana Assali, Sócia-Diretora de Programas ESG, compartilharam seus insights sobre os avanços e desafios das práticas ESG na região. 


Um panorama das práticas ESG e do financiamento sustentável na América Latina 


Gustavo Pimentel concedeu duas entrevistas à BNamericas, discutindo diferentes perspectivas do avanço ESG na América Latina. 


Na conversa sobre a implementação de práticas ESG na região, o CEO da NINT destacou que essa abordagem encontra uma aceitação relativamente positiva, impulsionadas por empresas líderes nos principais países. Ele apontou que muitas dessas empresas têm uma trajetória de compromisso com a sustentabilidade, absorvendo gradualmente as regulamentações e legislações vigentes, bem como as diretrizes necessárias para alinhar-se às normas internacionais. 


“Em geral, as empresas dos principais países da América Latina já estão em uma jornada de sustentabilidade há anos. Portanto, estão expostas a esse conceito há mais tempo, seja por meio da legislação de seus respectivos países ou das diversas regulamentações necessárias para cumprir as normas dos países onde negociam ou buscam financiamento”, acrescentou o executivo. 


Pimentel salientou que setores como florestal, papel e celulose, energia elétrica e bancário estão na vanguarda dos ratings ESG na região. Esses setores demonstraram um compromisso tangível com boas práticas, incorporando critérios ambientais, sociais e de governança nas decisões de financiamento. No entanto, ele também apontou que o setor de petróleo e gás enfrenta desafios na implementação ESG, com várias empresas ainda ampliando seus portfólios em direção aos combustíveis fósseis. 


Leia o conteúdo na íntegra aqui.


Em outra entrevista, Gustavo Pimentel abordou o crescimento do mercado de dívida ESG no Brasil, destacando a consolidação destas emissões no país.   


Grandes e médias empresas no Brasil estão cada vez mais reconhecendo as oportunidades de financiamento adicional por meio desses títulos. Enquanto a maioria das emissões de títulos ESG costumava acontecer no exterior, agora a preferência está voltada para o mercado de dívida local. 


"O conceito de dívida ESG no Brasil está consolidado. Grandes empresas já sabem, e cada vez mais empresas de médio porte estão se conscientizando das possibilidades", disse o executivo. 


Entre 2015 e meados de 2023, emissões de títulos ESG por empresas brasileiras totalizaram R$ 273 bilhões. A NINT monitora as operações no mercado doméstico através de uma base de dados de dívida ESG. Pimentel destaca um mercado de dívida local mais estável e acessível, fortalecido por um ecossistema com bancos, assessores experientes e investidores com foco em ESG. 


Acesse a entrevista aqui.


Em entrevista ao Valor Econômico, Gustavo Pimentel também discutiu o crescimento da demanda por títulos de dívida ESG no Brasil. Apesar da estabilidade do mercado no primeiro semestre, as transações locais alcançaram R$ 16,4 bilhões, superando o ano anterior. Para o portal Indústria Verde, explicou os conceitos e benefícios das finanças sustentáveis, especialmente no contexto do ESG. 


A importância da diversidade e representatividade LGBTQIAP+ nas práticas ESG no Brasil 


Cristóvão Alves lançou luz sobre a inclusão LGBTQIAP+ nos instrumentos de dívida ligados à sustentabilidade no Brasil, durante sua entrevista exclusiva à REDD Intelligence. A discussão se concentrou na importância de estabelecer metas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e na criação de ambientes seguros para que os funcionários expressem suas identidades de gênero e orientações sexuais. 


“Hoje não temos nenhum SLB no Brasil com metas voltadas a população LGBTQIAP+. Os diversity bonds hoje estão voltados para diversidade de gênero e racial.” 


Leia a matéria completa aqui.


Desafios e Oportunidades em Investimentos ESG no Brasil 


O público em geral está despertando para a agenda ESG também nos investimentos. Durante o evento "ESG Day", organizado pela Bloomberg com a gestora JGP, Tatiana Assali abordou questões cruciais, reportadas na matéria do portal Valor Investe. Ela observou que, dado que a mentalidade ESG no mercado financeiro ainda é relativamente recente e não foi totalmente amadurecida. 


"No ano passado, tanto cotas em fundos ESG quanto fundos de ações quaisquer estavam apanhando. Mas muitos cotistas se assustaram só com o veículo que tinha a proposta sustentável, porque associaram o problema a uma suposta 'fraqueza' da gestão," explicou a executiva. 


Tatiana destacou que esse comportamento coloca em dúvida a visão geral da alocação em fundos ESG como investimentos de longo prazo, sublinhando que é um mercado que requer investidores pacientes. Ela também reconheceu que o cenário macroeconômico e geopolítico atual tem levado muitos investidores de volta a posições mais familiares e orientadas para o retorno de curto prazo. 


Confira a reportagem completa aqui.


As contribuições de Cristóvão Alves, Gustavo Pimentel e Tatiana Assali representam um importante passo na conscientização e desenvolvimento ESG na América Latina. Enquanto avançamos rumo à sustentabilidade e inclusão, a NINT mantém sua posição na vanguarda deste diálogo fundamental. Para saber como integrar as questões ESG na tomada de decisão e gestão dos investimentos em sua organização, entre em contato com nosso time comercial: sales@nintgroup.com.

Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: