NINT, UNEP-FI, Lagreen Fund e FEBRABAN promovem Workshop sobre SLBs no Brasil em São Paulo
A NINT, UNEP-FI, LAGreen Fund e FEBRABAN promoveram na última quinta-feira, 18 de agosto, o workshop presencial “SLBs no Brasil - Títulos de dívida vinculados a metas ESG” em São Paulo. O evento teve como objetivo capacitar bancos brasileiros sobre as oportunidades e riscos deste instrumento de dívida sustentável.
O encontro tem significativa relevância para o setor bancário. Os painéis contaram com a participação de investidores e empresas, que apresentaram estudos de caso, perspectivas para esse tipo de mecanismo de dívida no Brasil.
A mesa de abertura contou com a participação de Beatriz Secaf, Gerente de Sustentabilidade da FEBRABAN, Maria Eugênia Sosa, Coordenadora Regional da UNEP-FI, Carolina Lopez Garcia, Coordenadora de Capacitações da UNEP-FI. Carolina apresentou a série de capacitações liderada pela UNEP-FI e LAGREEN sobre dívida sustentável, a ser concluída com os workshops no Brasil.
Em seguida, Pâmela Valderrama, Diretora Sênior de Investimento da LAGreen Fund, falou sobre a atuação do fundo na América Latina “A região da América Latina têm muitas economias prosperas e muitos desafios de sustentabilidade, por isso, apoiamos projetos que tragam benefícios climáticos, ambientais e sociais, promovendo o mercado de títulos temáticos na América Latina”, afirmou Valderrama.
Representando a NINT, Guilherme Teixeira, Diretor de Consultoria para Instituições Financeiras, traçou um panorama sobre o mercado de dívida sustentável e as particularidades de SLBs (sustainability-linked bonds, ou títulos vinculados a metas ESG, em português) no país. “A agenda ESG vem ganhando força em todo o mundo, com isso, cada vez mais investidores se apropriam do tema e mostram interesse em participar de operações rotuladas”, destacou o executivo.
A programação do evento contou com diferentes atores do mercado, a fim de dar uma perspectiva ampla sobre as partes envolvidas na emissão de um SLB. Dessa forma, Júlia Bretz, Analista de Crédito Corporativo da JGP, abordou o processo de implementação da agenda ESG nos fundos de investimento da instituição e as percepções da gestora sobre o mercado de SLBs nacional. Já a Citrosuco, representada por Luiz Bittencourt e Orlando Nastri, compartilhou sua experiência na estruturação de uma operação de empréstimo vinculado a metas ESG, compartilhando as percepções enquanto case.
Essa foi a edição brasileira de uma série de encontros realizados em países da América Latina e Caribe sobre operações vinculadas a metas ESG. Nas próximas semanas ocorrerão eventos online sobre o tema voltados para gestoras de fundos e empresas. Acompanhe as divulgações pelo perfil da NINT.
Na visão de Guilherme Teixeira, Diretor de Consultoria ESG para instituições financeiras, existe um mercado interessado e grande querendo aprender sobre a pauta.
“Esta agenda vem crescendo de maneira significativa. Em 2019 não tínhamos SLBs no Brasil, as primeiras operações ocorreram em 2020, crescendo a taxas enormes em 2021, superando outros instrumentos de dívida sustentável”, avaliou.
Nas próximas semanas, nos dias 25 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 10h30, acontecerá o webinar online “SLBs no Brasil – Títulos de dívida vinculados a metas ASG”, em edição direcionada a gestoras de fundos brasileiras.