Layout do blog

Hapvida, 3R Petroleum, Ambipar e Banco do Brasil são destaque nesta edição do Alerta ESG


Nossa equipe de analistas seleciona, semanalmente, os principais fatos ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança coorporativa) que podem afetar as +200 empresas brasileiras listadas em nossa cobertura. Estas são as notícias da última semana:

 

Recebeu essa newsletter, mas não está cadastrado? Inscreva-se →

IMPACTO:  NEGATIVO | MODERADO



Hapvida é investigada por recusar tratamentos e descumprir decisões judiciais          


A Hapvida NotreDame, maior empresa de planos de saúde do Brasil, está sob investigação por descumprir continuamente decisões judiciais favoráveis a beneficiários, incluindo casos de recusa em fornecer tratamentos urgentes para doenças graves, como câncer. Foram registrados episódios de pacientes que morreram após a empresa se recusar a prover tratamentos, mesmo com a prescrição de profissionais da saúde e determinação da Justiça. 


Com cerca de 9 milhões de clientes, a companhia é acusada de desrespeitar mais de cem liminares nos últimos oito meses, levando a instauração de um inquérito civil por parte do Ministério Público do Estado de São Paulo, em 12 de janeiro de 2024. Magistrados afirmam em suas decisões que os descumprimentos se tornaram corriqueiros, e por isso têm determinado o aumento de multas, bloqueio de valores e inquéritos por crime de desobediência. A empresa nega as acusações, alegando exercer seu direito de defesa. 


A empresa também registrou os maiores aumentos no número de ações judiciais, no Tribunal de Justiça de São Paulo, e reclamações, na Agência Nacional de Saúde Suplementar, enquanto advogados consultados destacam um índice de descumprimento de liminares de 63% a 100%. O Ministério Público investiga o caso nas esferas cível e criminal, enquanto escritórios de advocacia relatam dificuldades crescentes em obter o cumprimento das decisões judiciais por parte da empresa. 18/01/2024, Estadão


IMPACTO:  NEGATIVO | BAIXO


Princípio de incêndio atinge área de ativo industrial da 3R no Rio Grande do Norte


O ativo da 3R Petroleum localizado em Guamaré (RN), composto por uma estação de tratamento de óleo, uma estação de tratamento de efluentes, unidades de processamento de gás natural, uma refinaria e um terminal aquaviário foi atingido por um incêndio de pequenas proporções. 


Segundo a empresa, a situação foi controlada pela brigada de incêndio de emergência e não gerou impactos ambientais. Embora a 3R não tenha divulgado qual área do complexo foi afetada pelo incêndio, a companhia confirmou que nenhum de seus colaboradores presentes no local foi afetado pelo incidente. 21/01/2024, Suno.


IMPACTO:  POSITIVO


Ambipar emite título verde no valor de US$ 500 milhões  


A Ambipar, empresa de serviços ambientais, está fazendo sua primeira incursão no mercado global de dívidas com a emissão de um green bond no valor de aproximadamente US$ 500 milhões. A empresa, que já havia emitido títulos verdes nacionalmente, indicou que o dinheiro arrecadado será utilizado para quitar cinco debêntures que vencem entre 2024 e 2028, estendendo assim o prazo médio de suas dívidas para 5 anos, enquanto o novo título terá limite de 7 anos. 


A companhia se comprometeu a investir uma quantia equivalente em projetos ESG, que ainda não foram especificados, o que é fundamental para qualificar a dívida como um green bond. Este movimento também permitirá à Ambipar aumentar seu crédito com os bancos e diversificar suas fontes de financiamento. 


As apresentações referentes a emissão dos títulos para potenciais investidores internacionais iniciaram no dia 22. Os coordenadores da emissão são o Bank of America, Morgan Stanley, BTG Pactual e Itaú BBA. 22/01/2024, Brazil Journal


IMPACTO:  POSITIVO


Parceria entre BB Asset e JGP tem como foco ampliar a carteira de investimentos ESG   


A BB Asset e a JGP estão formando uma parceria para estabelecer uma gestora de investimentos com foco em ESG. Esta nova entidade buscará inovações nos setores de crédito, ações, private equity e agronegócio, impulsionada pela demanda dos fundos soberanos para descarbonizar seus portfólios. 


Atualmente, a nova empresa está em fase de estruturação e regulamentação, com um prazo estimado de 23 meses para sua concretização. A BB Asset, um participante significativo no investimento ESG, unirá forças com a JGP, que assumirá a gestão da área de inteligência do negócio. 22/01/2024, BrazilJournal


IMPACTO:  POSITIVO


BTG, Natura, Suzano, Telefonica e Vale se comprometem a realizarem divulgação de relatórios financeiros com base no Task Force on Nature-related Financial Disclosures (TNFD)  


Complementarmente a Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), que desenvolveu um padrão para a divulgação de questões climáticas, o propósito da TNFD é avaliar a totalidade da natureza, abrangendo desde a redução da biodiversidade até a escassez de recursos hídricos. Durante a elaboração da metodologia, foram identificadas 3 mil métricas potenciais, das quais 14 foram selecionadas.


As empresas que aderiram à TNFD comprometeram-se a realizar suas divulgações iniciais referentes aos anos fiscais de 2023, 2024 ou 2025. No total, 320 empresas e instituições financeiras de 46 nações se comprometeram a seguir o novo padrão. Do Brasil, fazem parte da lista o banco BTG Pactual e as empresas Natura, Suzano, Telefonica e Vale. 16/01/2023, Reset





Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: