Ativos e projetos elegíveis à emissão de títulos verdes em setores-chave da economia brasileira.
As emissões de Títulos Verdes (Green Bonds, em ingês) por organizações brasileiras já somam R$ 78,1 bilhões (nov/2021), batendo recorde de captações. As mudanças climáticas são um fator predominante no interesse dos investidores por projetos que financiem soluções para mitigar e principalmente reduzir impactos ambientais e climáticos negativos no país.
O mercado de Títulos Verdes, cresce desde a sua criação, com maior possibilidade de crescimento nos setores de energia renovável e relacionados ao uso da terra. A NINT- Natural Intelligence (anteriormente sob o guarda-chuva da marca SITAWI), com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), lançou em 2018, a publicação “NÃO PERCA ESSE BOND: ativos e projetos elegíveis à emissão de Títulos Verdes em setores-chave da economia brasileira”.
O guia apresenta 104 atividades e tecnologias elegíveis a receberem recursos de Títulos Verdes em 9 setores-chave da economia brasileira: Agropecuário, Biocombustíveis, Elétrico, Florestal, Imobiliário, Industrial, Saneamento e Resíduos, Transportes e Financeiro, este último com atuação transversal em relação aos demais setores.
Nesta publicação, nossa equipe aprofunda cada uma destas tendências, a partir do que observamos no Brasil e no cenário internacional. Os artigos contextualizam cada uma das tendências e trazem os destaques a serem observados nos próximos meses.
Desejamos a você uma boa leitura e aprofundamento no material!