Layout do blog

 ESG Research: Intelbras e Cielo

Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura de Intelbras e Cielo. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

A Intelbras é a maior fabricante nacional de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e comunicação do Brasil, segundo o monitoramento Intelbras de dados de importação (MIDI). A empresa está presente em 98% dos municípios identificados com potencial de consumo eletrônico no Brasil.


Em 2022, a companhia adquiriu o primeiro carro elétrico como experiência para testar a viabilidade da substituição gradativa de toda a sua frota. Ademais, a Intelbras busca autossuficiência energética por meio de fontes de energia limpa, mais especificamente, a energia solar. No mesmo ano, 13% de seu consumo já era proveniente do maior telhado solar da região Sul do Brasil, instalado em 2021 em sua unidade de São José/SC, cuja ampliação já está prevista. Além disso, está em fase final a construção de uma usina solar em Tubarão/SC e a companhia possui projetos aprovados para as filiais de Manaus/AM e Santa Rita do Sapucaí/MG.


A empresa atua junto à Green Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos, criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), para que equipamentos eletrônicos, no fim de sua vida útil, possam ser entregues pelo consumidor final em pontos de coleta da Green Eletron distribuídos pelo Brasil, ou levados a uma das assistências técnicas autorizadas da Intelbras.


Através da pesquisa do Great Place to Work, em 2022, 92% dos colaboradores da empresa afirmaram que a Intelbras é um ótimo lugar para trabalhar.


Adicionalmente, para os jovens de 16 a 23 anos, a Intelbras conta com o programa Jovem Aprendiz, realizado em parceria com o Senai. Nos cursos de tecnologia back-end do programa, a empresa se desafiou a dedicar 50% das vagas a mulheres. Vale ressaltar que, no quadro de colaboradores da companhia, 46,92% dos cargos são ocupados por mulheres.


Em termos de governança, no Conselho Administrativo, 33% dos conselheiros são independentes, dentro dos padrões do Novo Mercado. Além disso, não há diversidade de gênero nos cargos executivos da empresa, visto que não há participação feminina no Conselho e na Diretoria Executiva. 


A Cielo SA é uma empresa brasileira que fornece serviços relacionados a cartões de crédito e métodos de pagamento, dividindo suas atividades em dois segmentos: captação e processamento de transações, e gestão de contas de pagamento. A empresa opera por meio de diversas subsidiárias, incluindo Servinet Serviços Ltda., Cielo USA Inc. e Multidisplay Comercio e Serviços Tecnológicos AS, prestando serviços para emissoras de cartões de crédito, como Visa, MasterCard, American Express e Elo.


A companhia avalia a satisfação dos colaboradores através de pesquisas semestrais, com um índice de fidelidade e recomendação positivo: na última pesquisa (2º semestre de 2022), obteve um índice de +85, 9 pontos superior ao semestre anterior. A empresa também recebeu reconhecimento GPTW em várias categorias, como de Grandes Empresas | Regional, categoria setorial (Instituições Financeiras – Serviços Financeiros Grande Porte, tecnologia e no ranking “Mulher”. Também recebeu o Prêmio Diversidade em Prática por sua inciativa de Assessment “Liderança Inclusiva”, entre muitos outros reconhecimentos.


A empresa se compromete com a promoção de diversidade: a remuneração variável da alta administração está atrelada às metas ESG da empresa, com foco na inclusão de mulheres, negros e indígenas. Apesar de uma diminuição de 1% na inclusão de mulheres na liderança de 2020 para 2022, os indicadores mostram que houve um aumento na inclusão de negros (+5,4%) e pessoas com deficiência (+0,2%) no quadro geral de colaboradores. A empresa promove equidade salarial e concede licença maternidade de 120 a 180 dias e paternidade de 20 dias, com possibilidade de auxílio, acima do que é exigido por lei. Além disso, a Cielo oferece treinamentos específicos sobre diversidade e participa de iniciativas de inclusão racial, como a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.


Por fim, a companhia é a primeira do país a possuir um sistema de gestão de crises certificado com a norma ISO 22301, que assegura a continuidade dos negócios e a reconhece como uma empresa resiliente, capaz de suportar ameaças e impactos de interrupções e se recuperar em casos de incidentes inoportunos, como condições meteorológicas extremas e interrupções nos serviços de TI, por exemplo. Com relação à remuneração de executivos, a Cielo tem uma política que inclui incentivos de curto e longo prazo atrelados ao desempenho operacional e metas ESG, com foco na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa e na Diversidade e Inclusão. O Conselho de Administração possui 33% de membros independentes e 25% de mulheres, acima dos 20% previstos no regulamento do Novo Mercado da B3. 33% dos conselheiros também têm experiência em outras indústrias e 8% têm background ESG. Além disso, 38% da Diretoria é composta por mulheres, e uma delas possui background ESG, representando 13% do total.


Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: