Layout do blog

 ESG Research: Mercado Libre e Walmart México y Centro América

Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura de Mercado Livre e Walmart México y Centroamérica. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG nas suas decisões de investimento, consulte nossa equipe:  esgresearch@nintgroup.com

O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia presente em 18 países que visa facilitar o comércio eletrônico, além de oferecer aos usuários serviços integrados de e-commerce e pagamentos digitais. 


No que tange às iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o Mercado Livre não apresenta compromisso net zero consolidado, mas reconhece os riscos para seu modelo operacional e integra estratégias de mitigação de emissões. Os esforços passam, principalmente: pela eletrificação de sua frota e pela transição da matriz energética para fontes de energia renovável, em que a companhia divulga o objetivo de ter 100% de suas operações abastecidas com energia limpa até o final da década. Para tal, em 2021, emitiram seu primeiro Sustainable Bond, captando um total de US$ 400 milhões (cerca de 6% da receita bruta do ano), visando incrementar a implementação de energias renováveis, dentre outros objetivos. 


Em relação à dimensão social, a empresa dispõe de iniciativas para promoção de um ambiente inclusivo, evidenciado principalmente pela estratégia de comunicação não hegemônica, pela formação de grupos de afinidade, e pela melhoria do modelo de recrutamento, promovendo a consciencialização e fornecendo ferramentas para as equipes de Aquisição de Talentos sobre vieses inconscientes na hora de contratar, desenvolver e engajar as pessoas. 


Em 2021, o Mercado Livre se consolidou como a melhor escolha de emprego na Argentina, no Uruguai e México, a #20 melhor empresa para trabalhar no mundo e a #4 na América Latina no ranking Great Place to Work. Ainda, oferece benefícios aos trabalhadores próprios para além dos exigidos pela regulação, mas não há evidências de que os planos cubram trabalhadores indiretos. 


O Mercado Livre informa que possui uma área de Segurança da Informação cuja estratégia anual é reprogramada trimestralmente e se baseia no marco de estrutura de segurança cibernética do NIST (National Institute of Standards and Technology) dos Estados Unidos. Além disso, contratou uma apólice de Ciberseguro, precedida de uma avaliação do nível de segurança da empresa. O resultado colocou as operações em uma classificação considerada excelente. O sistema de gestão de segurança de TI alcançou a certificação de qualidade ISO 9001. Entretanto, a companhia apresenta histórico recente (2022) de invasão cibernética contra seus sistemas que resultou em vazamento de milhares de dados cadastrais de clientes. 


Vale destacar também que, em iniciativa pioneira na América Latina, o Mercado Livre passou a publicar, em 2021, o Relatório de Transparência, em que reporta medidas e resultados das moderações na plataforma, que visam minimizar os riscos de responsabilização e danos aos consumidores, capturando o risco da exposição de seu marketplace à anunciantes de produtos falsificados, ilegais ou prejudiciais. Neste relatório a empresa reporta que em seu marketplace apenas 1,09% dos novos ou modificados produtos listados em 2021 foram detectados como violadores dos Termos e Condições da companhia. 


Outro ponto de ênfase é a criação da Aliança do Mercado Livre contra a contrafação e pirataria que, em parceria com titulares de direitos de Propriedade Intelectual, objetiva garantir a proteção de seus direitos em sua plataforma e combater o comércio de produtos falsificados. Ainda, o Mercado Livre criou, em 2019, uma seção permanente e curada de produtos de impacto positivo: uma listagem dos produtos mais sustentáveis disponíveis no marketplace, que recebem ações de divulgação exclusivas visando a promoção do consumo responsável. 


Apesar dos avanços, o Mercado Livre ainda não possui metas ESG atreladas à remuneração variável dos colaboradores, também não possui uma política formalizada acerca de respeito e promoção a direitos humanos para além do Código de Ética. As operações relacionadas aos Direitos Humanos não foram avaliadas durante o período, tampouco os colaboradores foram capacitados nessas questões. 


No conselho de administração da empresa, 67% dos membros são independentes, 22% são mulheres, e apenas um conselheiro possui background em ESG. O Mercado Livre não conta com mulheres na diretoria executiva, e o CEO e o presidente do conselho são a mesma pessoa. Com relação ao programa de integridade, a empresa apresenta código de conduta e políticas anticorrupção e contra lavagem de dinheiro, disponibiliza canal de denúncias confidencial e aberto ao público todos os dias e administrado por empresa terceirizada e especializada, mas não presta contas aos públicos internos e externos em relação à efetividade do canal e às investigações.




A Walmart México y Centroamerica é uma subsidiária da Walmart Stores Incorporated, com sede nos Estados Unidos, responsável pela operação das lojas da rede em outros países do continente. A empresa tem maior parte de sua receita vinda do México, que representa mais de 80% do total, e o restante de países da América Central. A empresa opera por meio de suas lojas de desconto, hipermercados, supermercados, lojas de atacado e farmácia, vendendo mercadorias de fornecedores, importadas e de sua marca própria. 


Na parte ambiental, a Walmart México conta com metas importantes em relação a estes indicadores, como um comprometimento a reduzir em 10% o seu consumo total de água até 2030 em relação aos números de 2020, além de um objetivo de se alcançar 100% do uso de energia de fontes renováveis até 2035. Em relação às suas emissões de gases de efeito estufa, objetivo da companhia é chegar ao net zero em 2040. 


Também conta com política de embalagens sustentáveis que apresenta as ações tomadas para a substituição de materiais não renováveis utilizados para os produtos de marca própria por opções sustentáveis. Apresenta ainda compromisso com a compra de materiais básicos de fornecedores certificados pela FSC (Forest Stewardship Council), PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) e SFI (Sustainable Forestry Initiative). Outros destaques são a venda de produtos têxteis certificados pela Cotton Leads e aquisição de peixes e frutos-do-mar para revenda com certificações de boas práticas em sua criação. Além disso, a companhia conta com uma Política de Economia Circular, na qual firma compromissos de gerenciamento de resíduos e desenvolvimento de programas de pós-consumo para os clientes, contra o desperdício de alimentos. 


No aspecto social, a empresa monitora indicadores de acidentes graves ou com afastamento, tendo apresentado uma redução de 24% dessa taxa em 2021, considerando suas operações no México. É importante ressaltar que foi registrada uma explosão numa unidade de supermercado em Playa del Carmen no final de 2022, na qual cerca de 600 pessoas tiveram de ser evacuadas, com 2 ficando feridas. 


Ocorreram também registros de manifestações realizadas por funcionários reivindicando aumentos salariais e melhores condições de trabalho. A empresa dispõe de uma declaração de respeito aos direitos humanos proibindo quaisquer atos de discriminação ou assédio, tendo recebido o reconhecimento como “best place to work” para pessoas LGBT+ pelo quinto ano consecutivo. Também é destaque o monitoramento de riscos ambientais e sociais em sua cadeia de fornecedores, principalmente com um acompanhamento da cadeia de produção de suas marcas próprias. 


Em relação à Governança Corporativa, a remuneração da diretoria da Walmart México não está atrelada aos compromissos ESG da empresa. O conselho conta com 36% de membros independentes, e 36% de mulheres, mas nenhum membro tem background ESG. A Walmart México conta com 41% de suas ações em circulação e seu controlador é a Walamrt Inc., dos EUA.



Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: