ESG Research: Grupo Televisa

Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura da Televisa. Para mais detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG nas suas decisões de investimento, consulte nossa equipe:  esgresearch@nintgroup.com

Sediado na capital mexicana, o Grupo Televisa opera como uma empresa de mídia de língua espanhola. Opera sistemas múltiplos de cabos e instalações de telecomunicações, assinatura de televisão, de internet e de serviços de telefone e celular. A companhia detém 58,7% do capital social da Sky, que oferece serviços de televisão por assinatura via satélite. O ramo de Produção de Conteúdo abrange a criação de programas de televisão e anúncios publicitários destinados a países latinos, Estados Unidos e Europa, enquanto o segmento de Outros Negócios engloba a promoção de eventos esportivos e de entretenimento, além da produção de filmes de longa-metragem e outras atividades afins. 


A Política de Gestão Ambiental do Grupo Televisa tem como foco a gestão de recursos hídricos e energéticos, resíduos sólidos e estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Os objetivos ambientais e ecológicos da empresa incluem a redução no consumo de água e energia, adoção de matriz energética limpa, redução na geração de resíduos e estratégias de economia circular. Desde 2019, a companhia aumentou em 19,6% seu indicador de eficiência energética e busca atingir 35% de participação de energia renovável em seu consumo até 2024. A empresa já reaproveita 6% do total de água consumida através de suas Estações de Tratamento de Efluentes. 


No que tange à dimensão social, nos últimos 3 anos não foram registradas fatalidades decorrentes do trabalho entre seus colaboradores e contratados. A taxa de frequência de acidentes trabalhistas também foi reduzida em 22% e o número de horas de treinamento por colaborador aumentou 19% neste período. Apesar de se comprometer a gerar empregos de qualidade e sem discriminação, não monitora indicadores de diversidade de raça, gênero, idade, entre outros, tampouco monitora diferença salarial entre esses grupos ou apresenta metas quantitativas relacionadas ao tema. Em relação à segurança de dados, a companhia tem área especializada dedicada ao tema e está aderente a Ley Federal de Protección de Datos Personales en Posesión de los Particulares mexicana. 


A remuneração variável de executivos do grupo não está vinculada ao desempenho ESG da empresa. Os copresidentes executivos, Afonso de Angoitia Noriega e Bernardo Gómez Martínez, também fazem parte do Conselho de Administração da empresa, que é composto por 65% de membros independentes. Embora os membros tenham experiência diversa, com cerca de 68% tendo experiência em outras áreas, tanto a Diretoria como o Conselho têm menos de 20% de mulheres em sua composição (13% e 10%, respectivamente), e nenhum deles tem background em temáticas ESG. 


A empresa apresenta um código de conduta, políticas anticorrupção e contra a lavagem de dinheiro, mas esteve envolvida em um processo nos Estados Unidos referente ao pagamento de propinas à Federação Internacional de Futebol (FIFA) para obter os direitos do Mundial até a edição de 2030. Um acionista moveu uma ação alegando que a Televisa e a brasileira Globo ofereceram US$ 15 milhões a um executivo da FIFA para garantir os direitos de mídia do evento. Em novembro de 2022, a empresa anunciou que estava pagando um total de US$ 95 milhões para encerrar uma ação coletiva movida pelo tribunal federal dos Estados Unidos.



Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Hugo Barreto 24 de abril de 2025
Mesa Redonda Regional sobre Finanças Sustentáveis da UNEP FI: ERM consolida sua liderança nas finanças sustentáveis na América Latina e Caribe Evento regional reforça o papel estratégico do setor financeiro na integração das agendas de clima e natureza
Por Mayara Rufino 12 de julho de 2024
Taxonomia de Transição para Rodovias: Alinhando a infraestrutura aos desafios climáticos
Por Mayara Rufino 28 de junho de 2024
Investidores pelo Clima lança Taxonomia de Transição para Rodovias
Por Mayara Rufino 14 de maio de 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 de abril de 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 de abril de 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 de abril de 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 9 de abril de 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 8 de abril de 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 4 de abril de 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Mais Posts