Layout do blog

 ESG Research: Porto Seguro, Aliansce Sonae e ISA CTEEP

Trazemos nesta edição a atualização da nossa cobertura de ISA CTEEP, Porto Seguro e Aliansce Sonae. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

A Porto Seguro é uma empresa do ramo financeiro com foco em seguros patrimoniais, de automóveis e saúde. Também atua com produtos financeiros e outras linhas de seguros, além de serviços e possui cerca de 10 milhões de clientes. A empresa oferece ainda seguros de saúde e odontologia, além de seguros de vida. 


A empresa conta com programa intitulado “Renova” que visa incentivar o reaproveitamento de peças automotivas, responsáveis por uma elevada porcentagem da geração de resíduos sólidos da companhia, uma vez que este é o segmento é o de maior atuação da Porto. 


Em relação ao aspecto social, apresenta uma gestão ineficaz dos temas voltados para saúde e segurança, uma vez que não monitora indicadores de acidentes ou doenças ocupacionais entre seus colaboradores. Atualmente, a companhia conta com 58% de mulheres no seu corpo de colaboradores, além de 4,5% de PCD`s, 30% de autodeclarados pardos e 8,5% de autodeclarados negros. 


A companhia esteve envolvida em um episódio de vazamento de dados em 2018, no qual dados pessoais e bancários de seus clientes foram vendidos por meio de um site de comércio ilegal. Desde então, estipulou o cumprimento de treinamentos específicos sobre o tema para seus funcionários, bem como foi criada uma área especializada em segurança de dados. O Conselho de Administração da empresa possui 42% de membros independentes e 28% de mulheres, com apenas um dos membros do colegiado (referente a 14% do total) tendo background voltado para questões ESG. A remuneração dos executivos não está atrelada ao desempenho ESG da empresa. 


Aliansce Sonae Shopping Centers SA, anteriormente conhecida como Sonae Sierra Brasil SA, é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento e operação de shopping centers no Brasil. Por meio de suas subsidiárias, a empresa está também envolvida no desenvolvimento de projetos desconstrução de edifícios comerciais, gestão de propriedades imobiliárias comerciais, serviços de corretagem, locação de espaço para varejistas, aluguel de espaços comerciais para publicidade e promoção, e operação de estacionamentos. 


Em se tratando de políticas ambientais, a empresa investe em eficiência hídrica através da ALSO Green, por meio de parcerias com empresas especializadas, que buscam melhores soluções em inovação, a fim de garantir melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Ademais, em 2022, construiu no Franca Shopping, em São Paulo (SP), sua primeira usina solar, responsável por gerar energia renovável para abastecer 100% das áreas comuns do shopping, a partir da instalação de placas solares no telhado do empreendimento. Concomitantemente, a empresa conta com um "PEG - hub delivery, lockers, drive-thru, marketplaces", que garantem a logística reversa de trocas e devoluções entre varejistas e clientes. 


Além disso, a rede de shoppings adota um preço interno de carbono, visando motivar a eficiência energética e identificar e aproveitar as oportunidades de baixo carbono. Nesse sentido, recebeu o "Selo Ouro" pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. 


Com relação ao tema de governança, a Aliansce possui 33% dos membros independentes em seu conselho, sendo 22% mulheres. A porcentagem de membros com background ESG é de 11% e a remuneração de seus executivos está atrelada ao seu desempenho ESG. 


A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista é uma concessionária privada do setor de transmissão de energia do Brasil e responsável, atualmente, pelo transporte anual de cerca de 33% de toda a energia elétrica produzida no país. A Companhia conta com uma infraestrutura constituída por 19 mil km de linhas de transmissão, 26,1 mil km de circuitos e 131 subestações (127 subestações e 4 subestações em conjunto). 


A empresa conta com metas para redução de suas emissões de GEE, tendo estipulado uma redução de 16% para o ano de 2022 em relação aos valores de 2021. No entanto, acabou conseguindo um desempenho além da meta, tendo reduzido 31% de suas emissões totais no último ano. 


A ISA CTEEP conta com o Conexão Jaguar, uma plataforma voltada para promover a conservação da biodiversidade que atua na restauração de áreas de importância. Atualmente, promove por meio da iniciativa a preservação de cerca de 135 mil hectares na região da Serra do Amolar, região Centro-Oeste do Brasil. Em 2022, também passou a realizar avaliação de riscos ambientais e sociais em seus fornecedores, promovendo avaliações voltadas para os temas em 155 de seus 1.115 parceiros comerciais. 


A companhia esteve envolvida em uma controvérsia na qual falhas de transmissão afetaram o fornecimento de energia no centro de São Paulo, tendo inclusive causado impactos às linhas de metrô e trem. O episódio foi registrado em 2020, e outros semelhantes ocorreram em 2019, 2018 e 2017, o que demonstra ser algo recorrente. A empresa não promove avaliações de qualidade dos serviços prestados perante seus clientes, mas em todos os casos registrados disponibilizou prontamente técnicos para reestabelecer o fornecimento de energia. 


Em 2022 foi registrada uma fatalidade após uma descarga elétrica em uma subestação de energia da empresa em São Paulo. Segundo a companhia, houve uma falha em um disjuntor, que causou o acidente, ainda deixando mais um homem ferido. A empresa prestou assistência aos familiares além de se prestar a colaborar com as autoridades para investigação sobre o ocorrido. Apesar de tais ocorrências, a ISA CTEEP conta com certificação ISSO 45001 de saúde e segurança. 


Os executivos têm sua remuneração atrelada aos indicadores de desempenho ESG. O Conselho de Administração possui apenas 33% de membros independentes, mas nenhuma mulher, em linha com a baixa porcentagem de representantes do gênero feminino no corpo de colaboradores da empresa (apenas 14,91%). 

Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: