Layout do blog

 ESG Research: Ambipar e ABN AMRO

Trazemos nesta edição a análise de Ambipar e ABN AMRO, inéditas em nossa cobertura. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

A Ambipar é uma empresa brasileira que atuando setor de gestão ambiental. Ela opera por meio da Ambipar Environment e Ambipar Response. A Ambipar Environment é especializada em soluções ambientais e terceirização de mão de obra, e oferece um portfólio de soluções personalizadas que vão desde a geração, transporte, recuperação e disposição final de resíduos. Já a Ambipar Response atua no gerenciamento de crises e atendimento a emergências ambientais, químicas e biológicas.


No âmbito ambiental, desde 2021, a Ambipar utiliza painéis fotovoltaicos no Complexo Operacional de Nova Odessa (SP), na unidade operacional Centro de Tratamento de Resíduo (CTR) de Aracruz (ES) e em Belo Horizonte (MG) para geração de energia elétrica. Ademais, as unidades da companhia em Manaus (AM) e Pedro Leopoldo (MG) compram energia 100% limpa em contratos no mercado livre.


A Ambipar desenvolve ainda uma série de tecnologias para economia circular, como a “Ecobase”, que é elaborada a partir de resíduos minerais da indústria de papel e celulose que seriam destinados para aterro sanitário, e que pode ser utilizada na produção de artefatos cimentícios para a construção civil, servindo de sub-base de estradas rurais. Além disso, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa conduz diversos outros estudos voltados para o tema, contando com inúmeras patentes e produtos que contribuem para uma economia circular e de baixo carbono em ação conjunta com os clientes visando auxiliar os mesmos nas suas agendas ESG.


A plataforma Ambify, da Ambipar, tem como propósito fazer com que as pessoas conheçam sua pegada de carbono e entendam as melhores formas de compensá-la de acordo com seus hábitos diários, semanais, mensais ou anuais. A plataforma utiliza blockchain para conferir segurança e transparência às transações dos usuários, além de garantir o fracionamento do crédito de carbono, que possibilita as compensações de qualquer ação do dia a dia. Desse modo, em 2022, foram comercializados 4.128 ABFY, o que representa a compensação de mais de 4 mil toneladas de CO2e, via plataforma Ambify.


No âmbito de governança, a empresa conta com remuneração atrelada a seu desempenho ESG, apesar de não disponibilizar ao público os critérios levados em consideração. O Conselho Administrativo é formado por 40% de membros independentes, acima dos 20% previstos pelo Novo Mercado, da B3. Além disso, nos cargos executivos, as mulheres ocupam 33% da Diretoria Executiva, e 20% do Conselho, além do previsto como boa prática pela B3.


As atividades do Banco ABN AMRO no Brasil estão focadas no atendimento dos clientes do ABN AMRO Clearing, atuando como intermediário entre os investidores não residentes, as corretoras de títulos e valores mobiliários e a B3, oferecendo o suporte necessário na pós negociação, compensação e liquidação das operações efetuadas nos mercados de ações e derivativos. Adicionalmente, o banco também presta serviços de execução, através da ABN AMRO CTVM Ltda, que cobrem exclusivamente execução eletrônica (Acesso Direto ao Mercado - DMA) para produtos listados na B3 via Colocation (Sponsored Access) ou Provider, através de empresa parceira.


Em 2018, o banco se juntou à coalizão Anders Reizen (Viagem Alternativa), que inclui um acordo entre 40 empresas holandesas para reduzir suas emissões de carbono provenientes do deslocamento em 50% até 2030, em comparação com 2016. Nesse sentido, o Banco ABN possui alternativas de deslocamento sustentável de várias maneiras, incluindo a oferta padrão de um passe anual de transporte público para seus funcionários, um esquema de compra e locação de bicicletas elétricas e um provedor de mobilidade elétrica compartilhada para viagens a clientes na Holanda. Além disso, a companhia pretende alcançar uma frota 100% elétrica na Holanda até o final de 2024, com a eletrificação de toda sua frota global prevista para 2030.


Em 2021, o BankTrack (ONG internacional dedicada a deunciar o financiamento de atividades comerciais prejudiciais ao meio ambiente) divulgou descobertas feitas pelas ONGs Profuno, Milieudefensie e Friends of the Earth (uma coalizão de ONGs ambientais), na qual o ABN AMRO Bank foi citado como um dos principais bancos financiadores de desmatamento. O banco teria concedido empréstimos no valor de EUR 1,05 bilhões para empresas que contribuem para a perda de florestas no referido período.


Para os funcionários identificados, a sustentabilidade está incluída nos indicadores de performance considerados para remuneração como ativos de sustentabilidade e diversidade de gênero, já para a remuneração do Conselho Executivo são considerados além de indicadores de sustentabilidade e diversidade, a participação no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, ou DJSI. Os dados do Conselho de Administração da empresa não são divulgados ao público. Apesar disso, na Diretoria Executiva, as mulheres ocupam 43% dos cargos – valor além do esperado pela B3, apesar da empresa não ser listada no Brasil. 

Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: