Layout do blog

 ESG Research: Cyrela e Carrefour

Trazemos nesta edição as análises de Cyrela e Carrefour, inéditas em nossa cobertura. Para maiores detalhes sobre as análises e como integrar esses temas ESG na análise de empresas e decisões de investimento, consulte nossa equipe: esgresearch@nintgroup.com

A seguir, você encontra os principais highlights, avanços e lacunas no desempenho ESG destas companhias.

A Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações é produto da incorporação do Grupo Cyrela pela Brazil Realty. A empresa é responsável por vender, desenvolver, construir propriedades residenciais no Brasil. Também está envolvida na prestação de serviços de gerenciamento de construção e consultoria técnica relacionados ao setor imobiliário.


Em 2022, como busca por soluções mais sustentáveis ambientalmente, a empresa realizou um projeto-piloto de utilização de vergalhões de fibras de vidro substituindo o aço. As vantagens são a maleabilidade, a durabilidade maior – o material não sofre corrosão – e a possibilidade de ser cortado no tamanho da necessidade do cliente, reduzindo o desperdício. Além disso, em sua unidade do Rio Grande do Sul, está sendo realizado um estudo para utilização de uma chapa para substituir o madeirite, a ser construída com a utilização da casca de arroz, que se difere por poder ser enviada para reciclagem.


Em São Paulo, a Engenharia de Incorporação implantou, em 2021, o novo processo de reciclagem de entulho de demolição, desenvolvido em conjunto com a demolidora. Em 2022, a empresa gerou um total de 1.050.571,82 toneladas de resíduos. Desse montante, 27% foram reaproveitados, ou reutilizados pela empresa através de entulho reciclado que foram distribuídos entre obras da regional para reutilização nos canteiros.


A Cyrela não conta com remuneração variável atrelada ao seu desempenho ESG apesar do seu Conselho Administrativo ser formado por 44% de membros independentes, acima dos 20% previstos no regulamento do Novo Mercado da B3. Além disso, nos cargos executivos, há baixa diversidade de gênero, uma vez que a Diretoria é composta apenas por 17% de mulheres, e o Conselho é composto apenas por 11% de mulheres, abaixo dos 20% vistos como boa prática.


O Grupo Carrefour Brasil é uma empresa de capital aberto sediada em São Paulo e controlada pela Carrefour S.A., da França. O Carrefour está presente no Brasil desde 1975, onde introduziu o formato de hipermercado e detém a posição de liderança no varejo brasileiro, com três negócios distintos: Atacadão, Sams Club e Varejo Carrefour.


A companhia tem no seu portfólio de produtos a marca própria Terra Vegetal, que é focada na compostagem de resíduos orgânicos (frutas, verduras, legumes, ovos e sobras da peixaria e padaria) oriundos do setor de perecíveis de 48 unidades do Carrefour em São Paulo. Cerca de 350 a 400 toneladas de resíduos da rede Carrefour são destinadas à compostagem para a produção da terra vegetal. Considerando o período de decomposição até a chegada às gôndolas, o processo de preparo da terra leva de três a quatro meses.


Através do “Programa Parceria que Alimenta”, os produtos alimentares e não alimentares sem valor comercial foram doados pelo Carrefour a 43 parceiros, entre bancos de alimentos e instituições locais. A empresa afirma que o volume doado contribuiu para que essas entidades distribuíssem mais de 2.900 toneladas de produtos provenientes de 409 lojas. O Carrefour iniciou também juntamente com a Coopercarga e a Green Farm um projeto de neutralização das suas emissões de carbono. No ano de 2022, a empresa foi certificada pela Green Farm pela compensação de 24.000 tCO2e referentes às emissões de GEE corporativas do ano base 2021, que inclui a neutralização de 100% dos setores de transportes, 16,14% de emissões estacionárias, 19,25% de emissões móveis, 19,25% de emissões de efluentes e 16,14% de emissões fugitivas.


A empresa conta com um longo histórico de discriminação racial contra clientes e colaboradores. Em maio deste ano um casal negro foi agredido por seguranças de uma das lojas da rede Carrefour, em Salvador. O crime foi registrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais. Em 2020, um homem negro foi espancado e morto por dois seguranças da rede de supermercados, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Como forma de minimizar impactos de discriminações raciais, a empresa estipulou a meta de contratar 30 mil pessoas negras – meta que foi alcançada em 2022, com a contratação de 44.359 funcionários negros. No entanto, vale ressaltar que, em maio deste ano, o Carrefour voltou a firmar contrato com a mesma empresa de segurança que estava envolvida na morte de um dos clientes da loja.


A companhia conta com remuneração variável associada ao seu desempenho ESG, que leva em consideração indicadores de mulheres, negros e pessoas com deficiência em cargos de liderança. O Conselho Administrativo do Carrefour é formado por 23% de membros independentes, acima dos 20% previstos pelo Novo Mercado, da B3. Além disso, nos cargos executivos, as mulheres ocupam 31% da Diretoria Executiva, e 38% do Conselho, para além do percentual de 20%, visto como boa prática.


Confira o Alerta ESG desta semana e cadastre-se para receber em primeira mão os principais fatos ESG em seu e-mail. 


Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a ERM NINT acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a ERM NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa. 


Por Mayara Rufino 14 mai., 2024
Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 abr., 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 abr., 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 09 abr., 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 08 abr., 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 04 abr., 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 09 mai., 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Por Hugo Barreto 27 mar., 2024
ESG Research: Orbia e Dexco
Mais Posts
Share by: